domingo, 3 de março de 2013

INTERVALES

Mais uma trip com o Rumo a Trilha! Desta vez um final de semana todinho!
Pousada ao fundo

Saimos da estação Tiête por volta da 1 da manhã de sábado. Cheguei lá na estação e me senti perdido, não conhecia ninguém, fiquei deslocada, mas já dentro do ônibus encontrei um pessoal conhecido e fiz novas e boas amizades.
A viagem foi cansativa, não consegui dormir direito, achei a poltrona desconfortável. Quando estava no mais gostoso do sono o ônibus parou e ouvi o pessoal falando que havíamos chegado. Fiz a besteira de sair do ônibus, devia ter continuado lá dentro e voltado a dormir, como a maioria, pois até abrir o restaurante para o café da manhã ainda tínhamos mais de 1 hora pela frente.
Fazia frio de manhã, estávamos dentro do Parque Estadual Intervales, municípios de Guapiara, Ribeirão Grande, Capão Bonito e Iporanga.

sacada no nosso quarto - Pousada Onça-Pintada


Enquanto esperávamos o café da manhã, saímos explorando os arredores, fomos até a pousada onde ficaríamos, um pouco afastada do restaurante, aqui você já é obrigada a caminhar desde o início. Nada de moleza!

Tomamos um café da manhã maravilhoso. Pãozinho caseiro de primeira! O Flor fez a divisão do pessoal e nos dirigimos aos quartos. fiquei no quarto maior, com mais 6 mulheres. Estávamos em 35 pessoas; praticamente lotamos a pousada.

Devidamente vestidas apropriadamente para trilha nos encaminhamos até a administração, pegamos nossos capacetes e dividimos o grupo em duas turmas. Fiquei com a turma maior que escolheu fazer a trilha Divisor das Águas (Rios Parapanema e Ribeira de Iguape). Considerada difícil pela Passaporte Trilhas de São Paulo, e parece ser a trilha mais longa do parque também. tudo certo, estávamos preparados para a aventura.





A trilha é longa, mas é tranquila, não tem muitas subidas, poucos obstáculos, é preciso bastante atenção por conta do terreno escorregadio, muita lama e muitos tombos pelo caminho! A grande atração da trilha são as cavernas, se não me engano passamos por três diferentes cavernas, a maior dela percorremos quase 2 km, muitos obstáculos, água até a cintura, adrenalina total! Na real: muito melhor do que video game!

Passei uns apuros lá dentro da caverna, momentos tenso! Minha lanterna não queria parar presa no capacete, tive que carregá-la na mão, até consegui prende-la na gola da camiseta, mas não ficou bem firme, acabou batendo na pedra, caindo e se espatifando, estava afastada do pessoal e fiquei na escuridão total, consegui chamar uma amiga que vinha logo atrás e consegui montar a lanterna, ficou tudo bem só ganhei um baita arranhão no braço que agora já virou uma discreta cicatriz.








morcegos





Terminamos a trilha por volta das 17 horas, cobertos de lama! Sujos até as orelhas! Depois de um bom banho de mangueira deixei meu tênis e meia na varanda para secar.

Nada como um bom banho para renovar as forças. Seguimos para o restaurante onde nos esperava um delicioso jantar!

Após o jantar o pessoal se reuniu no salão ao lado dos quartos da pousada. Fazia frio, acendemos a lareira, abrimos algumas garrafas de vinho e ainda cortaram uns salaminhos e queijos para os mais gulosos. Noite agradável com direito a seção de piadas do Flor e música ao vivo com o Jefferson tocando violão e o pessoal acompanhando os hits dos anos 80/90, Legião Urbana, Capital Inicial e até Raul Seixas. Toca Raul!
Antes mesmo de chegar no repertório Raul eu já tinha ido para o quarto dormir. Já estava super cansada e depois de alguns golinhos de vinho, desmaiei na cama.
Queria ter ficado mais um pouco para jogar cartas com o pessoal, mas o cansaço foi maior!






Após uma noite muito bem dormida estávamos prontas para mais uma trilha. Outra trilha do passaporte: Trilha do Mirante da Anta. Nível Médio, 4,0 km (ida e volta). Só subida e alguns trechos com degraus. O dia estava bem mais quente que o anterior e com toda essa subida eu parecia que ia pegar fogo. Chegamos ao topo e avistamos a sede do parque toda a região de INTERVALES.  Mesmo a vista sendo linda aquele sol forte na cabeça nos fez sair rapidinho do mirante e descer até a cachoeira.
Bendita cachoeira. Não tinha intenção de entrar na água, afinal, não estava com roupa de banho e não queria levar roupa molhada para casa dentro da mala, além de molhar o outro tênis e ficar sem tênis para voltar.





piscina de pedra! natural!

Vista do Mirante da Anta


Vista do Mirante















O pessoal insistiu e eu não aguentei entrei na água de roupa mesmo! Ninguém resistiu, todos se molharam!
Voltamos para a pousada para tomar banho arrumar as malas, almoçar e voltar para casa.
Saímos de lá já era quase 15 horas da tarde. A volta foi bem tranquila, não pegamos congestionamento da estrada, eu consegui dormir um pouco, assistir um filme que o Flor colocou pra gente e ainda jogar MASTER com a Claudia.

Chegamos em São Paulo, Estação Tiête às 19 horas! Mais um longo caminho até chegar em casa, metrô, trem e ônibus e um pouco antes das 22:00 horas eu cheguei no meu lar doce lar!