FÉRIAS NO URUGUAY!

E abrindo a caixa preta da minha mochila, encontro os relatos de viagem, as anotações que foram feitas durante toda a trip, e o que não foi relatado eu acrescento o que lembrar!

Os valores estão em reais levando em consideração a taxa de câmbio de $8,20

25 de dezembro de 2013.

Foi dada a largada, saímos de São Paulo por volta das 4 horas da tarde. Tudo livre, vazio! Viajar no natal é uma ótima pedida, fica a dica! Chegamos em Porto Alegre e fazia muito calor, mas muito calor mesmo! Ainda bem que em nosso quarto no hostel havia ar-condicionado. Hostel Boutique Porto Alegre, super recomendo, lugar limpo, boas camas, espaço bom, café da manhã bom, gente simpática, aliás os gaúchos de forma geral são muito simpáticos, eles adoram conversar, você só pede uma informação na rua e o cara já começa a contar toda a vida dele, o mesmo vale para os taxistas, eles adoram conversar! Feriado de natal foi difícil achar algum lugar aberto para comer, no entanto, felizmente achamos uma pizzaria, para a alegria da Alice que já vinha pedindo pizza faz tempo!

Táxi Aeroporto - Hostel = R$35,00
Pizza p/ 4 pessoas =  R$32,50
Voo Gol -SP - POA = R$ 192,90

26 de dezembro 2013.

Após o nosso café da manhã delícia saímos para conhecer a cidade de Porto Alegre e o jeito mais fácil e rápido era fazer um city tour com aqueles ônibus de dois andares! Show “me senti em Londres! Hahaha!

O ônibus de turismo vai parando nos pontos turísticos pré-determinado e quem quiser pode descer e esperar o próximo ônibus. Seguimos viagem direto, descendo apenas no bairro Moinhos para almoçar; não conseguimos almoçar de verdade pois o tempo foi curto e não havia nenhum restaurante por perto.
O calor em Porto Alegre estava infernal, acho que nunca tinha pego um calor tao grande, nem no nordeste, nem no Rio de Janeiro! Quem diria que no sul do Brasil fazia tanto calor!

O ônibus tem dois andares, mas não tinha como ficar no andar de cima, estava calor demais, só dava para aguentar na parte debaixo do ônibus no ar-condicionado, aliás, ar-condicionado foi item obrigatório em todos os destinos dessa trip.

Fizemos todo o percurso e voltamos para fazer de novo, o melhor lugar para se ficar com aquele calor era mesmo dentro do ônibus com ar-condicionado, nunca passei tanto calor assim! Voltamos para a sede da Secretaria de Cultura para comprar passagens para o outro passeio: regiões rurais de POA, infelizmente não havia mais vaga, então fomos fazer o passeio de barco!
Foi muito gostoso, mas estava muito calor mesmo! Na volta “almojantamos” em um restaurante muito bom, próximo ao mercadão e a praça central,
27 de dezembro de 2013.

“Chalé da Praça, recomendo, caro, mas de qualidade e o serviço é bom. Voltamos para o hostel caminhando; a única coisa ruim do hostel é que não fica muito perto do centro, mas fica pertinho da rodoviária de POA.

City Tour = R$18,00
Passeio de Barco = R$ 20,00
Lanche para 3 pessoas = R$ 46,00 ( lancheria "Saúde no Copo")
2 Diárias Hostel Boutuque Porto Alegre = R$100,00
Almoço/jantar Restaurante Chalé da Praça =

27 de dezembro de 2013.

Pela manhã ficamos no hostel mesmo, dormindo até um pouco mais tarde, tomamos um café da manhã demorado e arrumamos as malas para o nosso próximo destino: Rio Grande.
Pegamos um táxi ate a rodoviária que estava lotada, foi difícil achar aonde tínhamos que ir, mas no fim deu tudo certo, viajamos pela empresa Planalto, o ônibus é muito bom, confortável, com ar-condicionado, uma beleza! Viagem tranquila!
Chegamos em Rio Grande por volta das 5 horas da tarde. A pousada onde ficamos fica em uma rua ao lado da rodoviária, nenhum taxista quis nos levar por ser perto, só que ninguém sabia qual era a altura da rua, assim, tivemos que caminhar umas 5 quadras ou mais carregando as malas pesadas. A pousada é bacana, um pouco diferente do que pensava ser olhando as fotos na internet, mas é bem localizada, próximo da rodoviária, de restaurantes e supermercados, inclusive do BIG que é ponto de referência na cidade. Uma cidade tão pequena com um supermercado tão grande só podia ser ponto de referencia!
S
aímos atrás de algum restaurante pela cidade, o que pareceu uma tarefa bem difícil, quase tudo fechado; para nossa sorte achamos lá pertinho um restaurante ótimo,
l
ugar lindo, comida boa, não muito barato, só não gostei da iluminação, achei o restaurante um pouco escuro!

Passagem pela Planalto Express - Porto Alegre - Rio Grande= R$56,40

Lanche no Posto/estrada = R$9,70
Jantar no restaurante República Garden Grill = R$52,50

Dia 28 de dezembro de 2013.

Saímos para explorar um pouco do que a cidade tem a oferecer. Fazia muito calor, não dava muita vontade de sair, mas assim mesmo encaramos o sol forte, pegamos um ônibus ate a praia do Cassino. Decepção total! A maior praia do mundo só tem mesmo tamanho porque beleza, nada! A areia é escura, a água também é escura, pior que isso, a praia é cheia de carros, nunca tinha visto isso, de cima a baixo em toda a areia as pessoas estacionam seus carros na areia e ficam lá mesmo ao lado do carro, abrem uma cadeira, estendem uma esteira ligam o som do carro e ficam lá curtindo a praia! Sem chance!

A Babi fez amizade com um bombeiro/ guada- vidas lá da praia que foi passou para ela todas as dicas de passeios e pontos turísticos do lugar. Pegamos então um táxi e fomos ate os dos molhes. Aí sim, um lugar bem mais bonito, são dois molhes e fizemos um passeio por um deles, foi bem divertido e diferente! Lindo lugar! Para voltarmos de lá até o centro de Rio Grande esperamos por um ônibus que demorou um tempão para passar e pior que não havia nenhum ponto de ônibus ou mesmo sombra para esperarmos pelo ônibus naquele calor! Foi cruel!
Voltamos para a pousada já bem cansadas e famintas!

Passagem de ônibus até Praia do Cassino = R$ 2,60
Táxi até os Molhes = R$30,00
Passeio pelo Molhe = R$15,00
Hospedagem Pousada Vento Sul = R$183 (três noites)
Jantar na lancheria Bauruteria = R$ 32,00 (duas pessoas +bebidas)

Dia 29 de dezembro de 2013.

Também saímos mais tarde porque o sol estava nos desanimando em sair à rua e também porque tínhamos que resolver as questões das passagens da minha mãe e da Alice que voltariam para POA no dia seguinte, enquanto eu e a Babi seguiríamos para Montevidéu.

Lá da rodoviária mesmo pegamos um táxi ate museu oceanográfico que ainda estava fechado, seguimos então para o Porto ate a cidade de São Francisco do Sul. Valeu pelo passeio de barco, porque na cidade mesmo não havia nada, parecia uma cidade fantasma, tinha era muita gente esperando pelo ônibus para ir à praia, até pensamos em ir também, mas aí a Babi teve a brilhante ideia de voltar. Enfrentamos ainda mais calor na volta, não havia lugar na parte de cima, estava suando bicas, voltando do passeio de barco almoçamos no porto mesmo, não tinha muitas opções, então não dava para escolher. Fomos caminhando ate o museu, [e um lugar muito bonito, só faltou ar-condicionado. Além de fotos e animais empalhados em exposição também tem animais vivos, como os pinguins e um lobo marinho.
Q
uando ainda estávamos do lado de fora do museu vendo os animais começou a garoar, com o mau tempo não teve passeio de barco para a Ilha da Pólvora, voltamos para dentro do museu para esperar o temporal passar!

Quando a chuva deu uma trégua seguimos pela garoa e até conseguimos uma carona de ônibus que nos deixou um pouco mais próximas do centro e da pousada, tivemos que atravessar algumas ruas alagadas, foi uma grande aventura; antes de ir à pousada passamos no Big e compramos algumas coisas, inclusive uma mala de rodinhas para nos ajudar a continuar a viagem!

C
hegamos na pousada encharcadas e famintas! Fomos comer em uma lanchonete muito boa que tem lá perto e parece ser um dos poucos lugares abertos! Fomos dormir tarde resolvendo os últimos detalhes da viagem. Não posso deixar de citar o Patrick, que nos ajudou muito, um simpático rapaz que trabalha lá na pousada, nos arrumou um mapa da cidade e nos passou várias dicas entre outras coisas de grande ajuda para nossa viagem!

Travessia de barco Rio Grande - São José do Norte = R$ 2,00 (ida e volta)
Entrada do Museu Oceanográfico = gratuita aos domingo
Compras no supermercado BIG = R$ 75,62
Compras Farmácia = R$ 26,60

30 de dezembro de 2013.

Saímos bem cedinho da pousada, nosso ônibus estava marcado para 7 horas da manhã, eu e a Babi para o Chuí e Alice com minha mãe para POA.
Seguimos viagem até o Chuí, levamos umas 4:30 horas de viagem. Chuí é uma cidadezinha diferente, como se fosse uma cidade do interior, mas que não é interior, pois é a ponta, a ponta do Brasil! Seguimos pedindo informação e chegamos à rodoviária do outro lado, no Uruguay, já estávamos no CHUY! Rodoviária que nada! Só haviam as agências e os ônibus paravam na praça. Fomos de Rutas Del Sol, depois de comprarmos as passagens para Montevidéu., ainda tínhamos algumas horinhas para bater perna pela cidade;
Fomos até uma Casa de Câmbio e trocamos R$500,00 o que deu 4.100,00 PESOS URUGUAYOS ($). Compramos uma mochila, meu sonho de consumo, uma mochila cargueira! Lá mesmo na loja fizemos a transferência e passamos tudo que tinha na mala para a mochila!

Nossa viagem foi longa, bem longa! O ônibus vai pela Ruta 9, litoral de Rocha, entrando pelas cidades do litoral e parando pela Ruta.No começo tava tudo bem, paisagem linda, ar-condicionado funcionando, mas daí parece que o ar parou de funcionar e todo ficou inquieto e passando mal de tanto calor, foi difícil! Viagem trash! Fica a dica: Rutas De Sol tem os preços mais baratos, mas os piores ônibus!

C
hegando em Montevidéu. levamos um susto com a rodoviária que estava um caos, era gente pra caramba, não sabíamos para onde ir! Passamos primeiro no banheiro e depois pegamos um táxi até o hostel; o hostel fica bem pertinho do terminal rodoviário.
Q
uando chegamos na porta do hostel outro susto: “Mas é aqui?” Não tinha placa nenhuma indicação que ali era um hostel, estranhíssimo! Mas era lá mesmo! Fomos para um quarto com banheiro, mas sem ar-condicionado! sem chande, parecia uma sauna! Pedimos para trocar de quarto!

Ficamos em um quarto com ar-condicionado, mas sem banheiro, sem luz, sem tomadas, sem armários, sem espelho, sem cortinas, mas o mais importante tinha, ar condiciona! O banheiro ficava ao lado do quarto e era banheiro misto, mas nós tínhamos a chave para trancar quando formos tomar banho, assim, não havia problema.
Depois de nos acomodarmos, saímos para comer alguma coisa. O hostel Urbano é muito bem localizado, fica bem próximo da Avenida 18 de Julio, a avenida principal da cidade. Fomos a um restaurante lá perto, eu comi um macarrão bem sem graça e paguei caro por ele. A Alexandra tinha razão é tudo muito caro em Montevidéu.!
Anoitece muito tarde no Uruguay durante o verão, as 9 horas ainda está claro, assim o dia fica bem mais comprido.

ônibus empresa EMBAIXADOR - Rio Grande (RS) - CHI (RS) = R$41,55

ônibus RUTAS DEL SOL  - CHUY (URY) - MONTEVIDEO = R$59,30

Dia 31 de dezembro de 2013.

Último dia do ano, o que fazer? Saímos para explorar os arredores da cidade, a ideia era pegar o ônibus e fazer um city tour, fomos caminhando devagar conhecendo as lojas, as praças e tudo mais, passamos no supermercado para comprar nosso almoço e comemos um lanche sentadas na praça esperando pelo ônibus do city tour. Pegamos um ônibus com uma guia super bacana, Verônica! Ela nos deu várias dicas do que fazer, de onde ir, de agências, de passeios, ficamos muito tempo conversando com ela que até perdemos o roteiro e boa parte da explicação.

D
epois de toda a explicação da Verônica, que foi muitíssimo prestativa subimos para o segundo piso do ônibus para curtirmos o restante do city tour e tirarmos fotos, a maioria do pessoal no citytour era brasileiro, por isso não usamos fone, o guia já falava em português.

Paramos no porto e ficamos por lá, parece que lá e o ponto final onde as pessoas descem e pegam outro ônibus para continuar o percurso, mas era um dia especial, último dia do ano, os ônibus não sairiam em todos os horários. Ficamos paradas uns 30 minutos lá no Porto. Uma galera estava na ruz fazendo bagunça, zuando, jogando o que parecia se água ou alguma bebida uns nos outros, e na avenida, várias pessoas dançavam ao som alto; do porto também é de onde saem e chegam os navios dos cruzeiros marítimos.

A Babi estava passando muito mal e tivemos de descer antes de terminar o city tour. Muito gentil nos deixaram bem próximo ao hostel!
A
Barbara estava muito mal mesmo foi se deitar depois de chamar o “Hugo” e tomar uma medicação.

Nosso plano de ano novo era comprar alguma coisa no supermercado, incluindo uma torta doce e um espumante e ficarmos no próprio hostel, como a Babi ficou docente tivemos que mudar um pouco os planos, já que quando ela acordou não haviam mais supermercados abertos. Saímos atrás de algum lugar aberto para comprar nossa ceia de ano novo!

E la fomos nos, andamos e andamos até encontramos um mercadinho, compramos uma pizza congelada, um sorvete de limão, uma caixa de suco de maça e um vinho espumante, e essa foi nossa ceia, como a Babi ainda estava se recuperando nem abrimos o espumante.
Chegaram mais duas moças para passar a noite no quarto onde estamos, duas moças argentinas. Saímos um pouco com elas na rua em frente ao hostel para ver os fogos, mas logo entramos para dormir, pois no dia seguinte teríamos que levantar cedo para fazer o passeio a Punta Del Este, o ônibus da agência de turismo combinou de passar as 8 horas na avenida 18 de Julio.

City Tour: R$ 48,43

Almoço= R$ 6,38 (salada de frutas e bolacha OREO)

Dia 01 de janeiro de 2014

Nosso primeiro dia do ano foi fantástico! Punta Del Este é linda demais! O passeio foi demais de bom! Nossa primeira parada foi em Piriápolis, linda cidade, tomamos café da manhã em um mirador com vista par toda cidade e o mar, não podia ser melhor, café da manhã maravilhoso! Piriápolis parece ser uma graça de cidade, normalmente galera mais humilde fica por lá quando vai a Punta, pois é uma cidade mais barata e fica ao lado de Punta!

Seguimos para Punta conhecendo todas aquelas mansões maravilhosas e a história do lugar, nosso guia Marcelo foi excelente! Passamos por uma ponte muito louca, as fotos esta aí, mas nem de perto dá para saber a sensação de passar por cima dela! Seguimos para almoçar em Punta. Nos indicaram um restaurante mais em conta, ainda assim nada barato.
Após o almoço saímos para caminhar um pouco pelo porto, mas logo seguimos até a próxima parada, “A mão”, uma escultura feita por chileno que ganhou um concurso de esculturas. Tiramos várias fotos lá, difícil foi tirar foto sem ninguém por perto, pois era muita gente também querendo tirar foto com os dedos!

Nossa última parada, talvez a mais linda, não sei, foi em Punta Ballena, na casa Pueblo, casa, museo e hotel do artista plástico Carlos Vilaró; tudo construído pelo próprio artista. Linda, interessante, curiosa, criativa! E a vista do mar lá de cima da casa, é esplêndida!
Voltamos para Montevidéu. Cansadas e muito felizes pelo nosso passeio de primeiro dia do ano! Ainda passamos no mercadinho para comprar alguma coisa para preparar para o jantar no hostel mesmo.

City Tour LB Tour para Puntal Del Este = R$135,00

Supermercado (compras para o Jantar)= R$29,00
Entrada no Museu Casa Pueblo = R$20,00

Dia 02 de janeiro 2014

O último dia da Babi aqui no Uruguay! Choveu a noite toda, eu nem escutei, e continuou chovendo durante o dia, saímos assim mesmo, debaixo de chuva, até comprei um guara chuva, queríamos sair novamente com o ônibus do city tour, mas pelo mau tempo não havia passeio. Seguimos de ônibus comum então até o Mercado do Porto, lá em Ciudad Vieja. O Mercado do Porto vende tem mais restaurante, poucas lojas de artesanato, algumas lá dentro e outras do lado de fora, nas ruas próximas.
Almoçamos no Mercado, uma churrasco de primeira. Baby Beef muito bom! Eu estava tão cansada com dor de cabeça, querendo uma cama, querendo parar um pouco, até tomei um analgésico para dar uma animada.

Compramos algumas coisas por ali mesmo e seguimos para a Praça da Independência. A coisa mais bizarra que já tinha visto, foi um mausoléu gigante do General Artigas, onde guardas devidamente uniformizados vigiam dia e noite, noite e dia a urna com as cinzes do general! Que coisa doida!
Fomos também visitar o Teatro Solis, por fora ele é lindo, por dentro também, é que ficamos meio decepcionadas com o tamanho, achamos que fosse maior, o Teatro Municipal de São Paulo dá de 10 no Teatro Solis!
Saímos de lá e rapidinho pegamos um ônibus para voltar ao hostel, a Bá ainda precisava arrumar as malas para voltar a Porto Alegre.

Deu tudo certo, pegamos um táxi e chegamos até com tempo de fazer um lanche, claro que ela não podia ir embora sem antes provar o Chivito! Famoso Chivito Uruguayo!
Lá da rodoviária mesmo liguei para uma pousada em Minas que havia pesquisado pela internet, reservei duas diárias e já comprei passagem para o dia seguinte às 12:00 horas!
Voltei para o hostel a pé, caminhando e conhecendo o bairro e vi o quanto é perto da rodoviária, conheci até um parque lá perto. Muito bom! A Bá foi embora, mas estou dividindo o quarto com mais duas moças de São Paulo que também vão embora amanhã, mas elas vão para Argentina.

Jantar no Shopping (2 combos de Chivito) = R$57,31

ônibus até Ciudad Vieja (Porto) = R$ 1,70
ônibus Ciudad Vieja - 18 de Julio = R$1,70

03 de janeiro de 2014

Acordei cedo e sai para fazer as últimas compras em Montevidéu., compras mesmo porque gastei mais do que previa, só presentes para a filhota!
Voltei para arrumar minhas malas e seguir até o terminal rodoviário. Fui a pé mesmo, deu tudo certo, fiz uma ótima viagem, Minas não é muito longe de Montevidéu., aproximadamente 2 horas de viagem.
Cheguei na rodoviária da cidadezinha sem saber o que me esperava entrei no centro de informações turísticas para pegar todas as informações que precisaria. Fiquei conversando um tempão com a moça que me passou várias informações, deixou vários panfletos comigo, de lugares e horários de ônibus, é curioso como em uma cidade tão pequena há um centro de informações turísticas tão bem preparado, com um pessoal simpático e prestativo, com várias informações. Segui para a pousada que é pertíssimo da rodoviária, aliás a cidade é tão pequena, que é tudo muito perto!

Amei a pousada, um quarto só pra mim, com cama de casal, TV a cabo, internet Wi-Fi, mesa, cadeira, guarda-roupa e banheiro só pra mim! Estava mesmo precisando disso tudo! Sai para almoçar e conhecer um pouco da cidade, muito calor, como sempre, almocei em um restaurante no centro da cidade, e fiquei boa parte do tempo no meu quarto, na internet, lendo, vendo TV, só relax e me preparando para o dia de amanhã, vou sair cedinho, até pedi para servirem o café da manhã mais cedo!

compras no supermercado TA-TA = R$ 147,45 (Montevidéu)

Compra de presente em Montevideo = R$20,00
Almoço em Minas (Pizza e suco de laranja) = R$23,78
ônibus RUTAS DEL PLATA - Montevideo - Minas = R$26,85

Dia 04 de janeiro de 2014

Acordei cedinho para pegar o primeiro ônibus que ia até o Cerro, fiquei esperando e deixei o ônibus passar, perguntei tanto e mesmo assim perdi, para quem não conhece nada do lugar tem que explicar bem explicadinho! Bom, mas isso não foi o pior, consegui comprar passagem para Pan de Azúcar amanhã de onde saem os ônibus para Punta Del Diablo, mas não há passagem para Punta Del Diablo para amanhã, dia 05/jan! Isso me deixou tão preocupada que não consegui me concentrar no passeio lá em Minas, precisava resolver. O que fazer? Passar uma noite em Pan de Azúcar? Mas não havia hospedagem, procurei na internet e não havia, em Piriápolis que é mais próximo também não havia, em Punta Del Este que é um pouco mais longe, mas, ainda assim, próximo, só tinha hospedagem cara, passar mais uma noite em Minas? Trocar a passagem para Pan de Azúcar? Cancelar a diária do dia 05 em Punta Del Diablo! Poxa, isso me deixou tão chateada, pois eu não via a hora de chegar em Punta Del Diablo, eu estava muito querendo ir à praia, estar perto da praia, curtir a paisagem da praia, ver o mar!

Voltei para o hotel para ver o que conseguia resolver, o próximo ônibus só sairia às 14:00 horas tinha muito tempo até lá. Acabei reservando um hostel em Punta Ballena, era o lugar mais próximo de Pan de Azúcar onde havia hospedagem que não era muito cara e ainda tem almoço incluído.

Outra coisa que estava me preocupando era a falta de dinheiro, meu dinheiro estava acabando e não tinha conseguido tirar dinheiro no caixa eletrônico, só havia dois na cidade e não consegui em nenhum dos dois! Os restaurantes da cidade não aceitavam cartão. Para minha graça havia um supermercado Ta-Ta, amei essa rede, é tipo Lojas Americanas do Uruguay, tem em toda parte e vende de tudo, quase tudo! Comprei sanduíches e mais uns lanchinhos, sentei na praça da cidade e almocei por lá mesmo! Levei meu tablet e fiquei navegando por lá, já que tem Wi-Fi grátis! Só não fiquei mais lá porque havia uma cigana que ficou me atormentando, veio conversar comigo e jogar feitiçaria sobre mim. Tá amarrado em nome de Jesus! Mais que depressa voltei para o quarto para me ungir e me livrar de qualquer mal que tenha vindo sobre a minha vida. Proteção Divina, em nome de Jesus!

Consegui pegar o ônibus das 14:00 horas para Santa Lucia, que na verdade vem escrito Camping Arequita, por isso que perdi o ônibus de manhã, como que eu ia saber que Camping Arequita e Santa Lucia é a mesma coisa!???
O ônibus foi lotado de gente, quase todo mundo estava indo mesmo para o camping, naquele calor até que seria uma boa pedida, lá é tipo um clube, tem piscina, quadra poliesportiva, quiosques para churrasco, animais, etc…., e paga para passar o dia lá. Mas, a minha intenção era outra, a de conhecer o cerro Arequipa e subir até o topo!
Encontrei com um casal voltando pela estrada, acho que era o mesmo que estava hospedado na pousada, um casal de Holandeses, me informaram a estrada para subir ao cerro, mas antes, peguei outro caminho até uma casa, que era também um mirador e um restaurante, com banheiro (muito importante) e o tiozinho, dono deste complexo faz visitas guiadas até a Gruta Arequita, duas vezes ao dia, como faltava pouco tempo para a próxima visita, decidi esperar e pagar os 100,00 pesos uruguaios para fazer a visita.
Até que foi interessante, a gruta mesmo não tem muita graça, já visitei cavernas muito mais interessantes, o bacana é a explicação do professor, ele fica mais tempo falando que qualquer coisa, dentro da caverna me deu um sono de tanto que ele falava no escuro, só com a luz da lanterna. A única coisa que consegui ver na caverna foram morcegos, muitos morcegos, na verdade vi vultos voando de um lado para outro feito loucos quando entramos e acendamos a luz da lanterna, como disse o guia, eles não são pretos, são claros, acinzentados, meio brancos, transparentes, o barulho que eles fazem e das asas batendo é muito forte, não achei muito agradável ficar lá em baixo, o cheiro também é estranho!
Depois de visitar a caverna foi buscar a trilha que leva até o topo do Cerro! Só fiquei com receio de subir sozinha, e o professor disse que era para tomar cuidado que naquela região há cascavel!
Ficava mais tranquila quando via alguma família descendo o cerro e então, eu perguntava se faltava muito para chegar! Consegui cheguei ao topo! Foi uma trilha tranquila, o cerro não era muito alto. O Uruguay é um país bastante plano, não possui muitos montes e montanhas. Lavalleja é região das serras, a única que eu percebi, muito bonita e visitada!
Desci logo do Cerro, pois queria voltar logo ao camping de onde saem os ônibus de volta a Minas, se eu perdesse o ônibus das 19:00 horas, teria que esperar até as 21:30 horas quando sai o último ônibus.
Voltei para a pousada para o meu quarto e banheiro abençoado, consegui falar com minha mãe pelo Skype. Que maravilha que é a tecnologia, sem gastar nenhum centavo com ligação, só usando o Wi-Fi da pousada fiquei um tempão conversando com minha mãe e com câmera ainda! Só escutei a voz da Alice ao fundo, ela estava tão ocupada brincando com as amiguinhas que nem me deu bola! :(

compras no supermercado = R$ 25,23

Posada Verdún em Minas - Lavalleja = R$ 146,00 (duas diárias)

Dia 05 de janeiro de 2014.

cidade de Pan de Azúcar
                 Saí da pousada por volta das 09:30 horas da manhã, meu ônibus estava marcado para sair às 10:00 horas, como sempre atrasou. Despedi-me da pousada e das simpáticas senhoras que me atenderam. Cheguei em Pan de Azúcar e fiquei aguardando o ônibus para Punta Del Este. Lá na cidade não tem rodoviária a gente espera o ônibus no ponto, na rua mesmo. Haviam algumas pessoas também esperando pelos ônibus, mas o meu ainda ia demorar um pouco para passar, pois tinha os horários determinados para ele passar. Havia um homem esperando no ponto que puxou conversa e disse que estava indo para Chihuahua. Perguntei o que há em Chihuahua e ele me disse que tem uma praia naturalista lá. Interessante, pensei. Bom daí ele veio com uma conversa mole se eu já tinha ido em uma praia naturalista, se queria conhecer, depois perguntou se eu tinha companheiro, filhos; respondi que sim e ele não se prolongou muito na conversa. Fui até a padaria comprar alguma coisa para comer e beber e quando voltei ele já não estava mais no ponto!

Enfim, chegou o ônibus para Punta Del Este, pedi ao motorista para descer em Punta Ballena na parada do Mirador Panorâmico. Assim fiz! Desci no mirador. Lugar lindo, mas e agora? Para onde ir? Segundo as instruções que o pessoal do hostel me passou eu tinha que descer lá, atravessar a rodovia, parte difícil, nunca é fácil atravessar uma rodovia, seguir na direção oposta até entrar na última rua a direita antes da ponte. Tudo bem, só que andei, andei e andei e não vi ponte nenhuma, então pensei, será que estou indo na direção errada? Será que eu entendi errado? Ou me passaram a informação errada? Não havia ninguém para perguntar, só eu! Imagina a cena: eu, sozinha, carregando duas mochilonas, debaixo do sol forte das 12:30 horas. Encontrei uns ciclistas para perguntar, mas eles mais me atrapalharam que qualquer coisa, sabiam menos que eu. Perguntei para outras pessoas, já não sabia mais para onde ir, não aguentava mais andar com aquele peso todo e com o sol quente na cabeça, já tinha cruzado a rodovia de um lado para o outro, até que achei um cara que me deu uma informação que parecia mais correta, disse que havia sim uma ponte e que conhecia o Hostel Punta Ballena, só que o cara disse que o hostel ficava de um lado quando ficava de outro, enfim, achei a ponte, que na verdade era um viaduto e com isso ficou mais fácil de achar a rua, mas eu andei viu! Andei muito! Estava quase chorando de raiva, arrependida de ter reservado esse hostel em Punta Ballena. Onde diabos fica esse hostel!? Achei!

No meio do mato! Uma senhora muito simpática e falava muito bem portunhol me atendeu e arrumou um quarto para mim, nem tinham preparado meu quarto. Ah tá, e era só quarto mesmo, sem guarda-roupa, sem abajur, sem mesinha, sem ar-condicionado ou ventilador, só os beliches mesmo. O banheiro compartilhado ficava ao lado do quarto. Perguntei do almoço, aquele que dizia estar incluí.do na diária no site do booking.
Ninguém sabia nada de almoço, mas como estava no site e eu mostrei a eles, acabaram me dando um almoço, dois grandes pedaços de tortas, nem consegui comer tudo, uma torta muito salgada de presunto e queijo e outra de legumes.
Depois de almoçar lavei algumas peças de roupa e fui dar uma volta na praça e achar um lugar para tirar dinheiro. Fui até um posto de gasolina na estrada, andei pela praia, assim eu canso menos, andei muito, estava muitíssimo cansada, minha perna já não aguentava mais andar. Até queria ver o pôr do Sol, já que dizem que Punta Ballena tem o pôr do Sol mais lindo do Uruguay, mas, como o sol só se põe depois das 21:00 horas e eu não estava nada a fim de voltar no escuro para o hostel do outro lado da rodovia e no meio do mato, pois é a praia ficava do outro lado da ruta, agora sim entendi porque o preço do hostel estava tão barato, em um lugar onde tudo é caro!
Quando voltei da praia estavam arrumando, ou desarrumando o quarto de novo, sei lá, só sei que tinham tirado minhas coisas para tirar os colchões que não estavam sendo usados. Bom, ao menos um hostel no meio do mato deve ser silencioso, ledo engano, só fui perceber isso mais tarde. Recolhi do varal as roupas que já estavam secas e comprei uma garrafa de água de 2 litros que só fui ver depois que era com gás, quando fui trocar o cara do hostel disse que não tinha sem gás em vez de devolver meu dinheiro, ele encheu uma garrafa de água da torneira, disse que não tinha problema que lá a água era boa, já que não tinha outro jeito, peguei a garrafa ¼ do tamanho da outra que tinha pago e coloquei na geladeira deles.
Fui dormir cedo, 21:30 já estava na cama, dormir mesmo eu não consegui logo começou a zona, primeiro bateram à porta pedindo licença para entrar e trouxeram os colchões novamente, na verdade foi um sai e entra de colchão que já nem lembro. Uma outra garota ficou comigo no quarto, eu já estava deitada e achei que ela só ia tomar banho e voltar para dormir também, mas ela saiu e não voltou, logo começou uma falação e música e quem disse que eu conseguia dormir. Hostel e bar! É isso! É a noite que acontece o movimento por aqui! Ai não, ninguém merece! Nem sei que horas a menina voltou para o quarto, nem que horas acabou o barulho do lado de fora. Estava tão arrependida de não ter ficado mais um dia em Minas, na pousadinha, no meu quarto e banheiro, só meu, sem barulho de festa, de música!
Não via a hora de amanhecer e ir embora do hostel, não sei porque mas não estava me sentindo bem, alguma sensação ruim fazia com quem eu queria ir embora o mais rápido possível. Sabia os horários que os ônibus para Pan de Azúcar passavam e tinha que pegar o primeiro horário, às 07:40 horas ele sai de Punta Del Este, então devia passar em Punta Ballena umas 08:00 horas.

ônibus COOM -  Minas - Pan de Azúcar = R$8,80

ônibus Pan de Azúcar - Punta Ballena  = R$ 4,26
Hospedagem Hostel Punta Ballena = R$ 75,00

06 de janeiro de 2014.

Levantei, arrumei minhas coisas procurando não acordar a moça. E minhas roupas que ficaram no varal? Não podia deixar para trás! Não tinha ninguém do hostel acordado para me dar um apoio, e eu ainda avisei que sairia cedo, eu era para servir o café da manhã mais cedo! Aff! Agora? Consegui achar uma passagem pelos fundos para pegar as roupas no varal, no quintal, mas a água que estava na geladeira, ficou para trás!
Sai de lá mais que depressa, não via a hora mesmo de sair daquele lugar, estava sentindo um desconforto que não sei explicar.
Cheguei até cedo no ponto, fiquei bastante tempo esperando pelo ônibus, mas pelo menos estava longe do hostel.
Cheguei em Pan de Azúcar e ainda faltava mais de 1 hora para passar o ônibus para Punta Del Diablo. Como eu havia escrito não há terminal rodoviária em Pan de Azúcar, o jeito é esperar na rua. Para o meu agrado, um rapaz que também estava indo para Punta Del Diablo, chegou cedo como eu, então tínhamos um ao outro para conversar e passar o tempo até a chegada do ônibus. Andrés, garoto legal!

Quase três horas depois cheguei ao terminal rodoviário de Punta Del Diablo, devia ter tirado uma foto daquele lugar, impressionante, aliás não tirei quase nenhuma foto de Punta Del Diablo, e logo entenderão o porquê. Desci do ônibus e fiquei completamente perdida. Para onde eu vou? Quem sou eu? Onde estou? Era tanta gente, em um lugar tão pequeno e sujo! Não sabia se era mais gente que mala, ou mais mala que gente! Uma forte “tabela” no ar me fazia ter certeza de que havia chegado em Punta Del Diablo! Um casal veio falar comigo me entregando um cartão de um hostel, perguntando se eu já tinha hospedagem, eu estava tão aérea que me perguntaram: “Where are you from?” Tá. Tudo bem, eu estou entendo vocês, é que já tenho reserva em hostel!” Consegui responder aos “chicos”, em espanhol claro!

Uma placa dizia: a cada 30 minutos saem “coches” para o centro! Logo encostou uma van e nela mesmo eu fui, $25,00 por viagem, atrás da van tem um carrinho para pegar a bagagem do pessoal! O motorista foi muito bacana comigo, depois de deixar o pessoal no centro, na volta para a rodoviária me deixou próximo ao hostel, Calle 09 com 20! Hostel Pueblo Arriba, Resto Bar! Isso porque havia prometido que não fiaria mais em hostel que fosse bar ao mesmo tempo, bom, agora já era.
Que bom que já estavam me esperando e meu quarto estava pronto! Na verdade deixaram minha roupa de cama em cima do colchão para eu arrumar, mas tudo bem! Quarto misto, para 08 pessoas! Só fui descobri que era misto porque eu sai do quarto para ir ao banheiro, tranquei e levei a chave e quando voltei havia um rapaz e a moça do hostel, Augustina, me procurando para abrir a porta. Pois o rapaz também estava no quarto com mais dois amigos, ficamos conversando, muito simpático o uruguayo de Minas; ele já estava indo embora com os amigos, estava deixando o hostel naquela tarde!
Fazia muito calor e não havia ar-condicionado ou ventilador no quarto o que me pareceu preocupante a princípio.
Havia um brasileiro tomando sol ao lado da piscina e uns garotos sentados ao lado do bar. Sim, há um bar no hostel, eu acabo de fugir de um para cair em outro. Sentei no balcão do bar e pedi uma “hamburguesa”, mais conhecido como x-salada! O rapaz brasileiro também sentou-se no bar e ficamos conversando, descobri que na verdade ele é português, mas já perdeu o sotaque a algum tempo, mora em Brasília e já está de saída. Pedi a ele algumas dicas de lugares para ir e ele me falou das baladas, disse que meu interesse é outro. Ele não pôde me ajudar muito. Também pedi no hotel dicas de passeios, agências de viagem, mas parece que não há muitas opções, havia uma agência que trabalha com cavalgadas e caminhadas em Santa Teresa, mas não tinha saída por esses dias, pois tinha que formar turma. Aos poucos fui descobrindo que o interesse desse pessoal que vai para Punta Del Diablo é bem outro!
Sai para dar uma volta na praia, que nem fica muito próximo do hostel. A praia é muito bonita, entrei no mar, caminhei um pouco e voltei para o hostel, entrei na piscina e logo depois fui tomar banho! O banheiro não é dos melhores, mas acho que o pior mesmo é que ele fica um pouco afastado do quarto.
Banho tomado, saí para conhecer o centro da cidade. Muito interessante, muitas barraquinhas de artesanato e comida, alguns restaurantes, bares, supermercados, bem diferente de um centro de praia qualquer, tudo muito rústico, todas as ruas são de areia, os comércios são pequenas cabanas. Infelizmente não tirei nenhuma foto de Punta Del diablo, as únicas fotos de tenho é do hostel. Lamento muito por isso, nenhuma foto da praia, estava sem máquina fotográfica, achei que no dia seguinte eu voltaria a praia e ao centro para tirar foto e acabei não voltando mais, só esse dia mesmo. Comprei algumas coisas no centro, uma canga, que foi muito minha parceira nestes dias, já começou me ajudando me cobrindo do vento, foi aí que descobri que a noite a temperatura cai e venta muito, não havendo necessidade de ar-condicionado nos quartos. Comi algumas empanadas, passei na farmácia, que é a única da cidade, por isso havia muita fila e voltei para o hostel antes que anoitecesse, afinal ficar perdida no escuro não seria nada agradável!

Compra de remédio na farmácia = R$ 84,43

Hospedagem Pueblo Arriba = R$95,00
ônibus Punta Ballena - Pan de Azúcar = R$ 4,20
ônibus Pan de Azúcar - Punta Del Diablo = 3,33

07 de janeiro de 2014.

Tive uma noite difícil, muito difícil, a pior que já tive até agora nessa viagem. E eu que achei que lá em Punta Ballena que estava ruim. Desde muito cedo, por volta da meia-noite os meninos do quarto ao lado colocaram um amplificador do lado de fora, em frente a porta, espetaram um pen drive e colocaram música bem alto. Ninguém merece! 3 horas da manhã ainda se podia escutar a música e quando ela acabou ainda se podia escutar a música que vinha do bar. Duas meninas que estavam comigo no quarto, duas chilenas com malas enormes cada uma não paravam de entrar e sair do quarto e acendiam a luz todo momento de entravam, daí inventaram de secar o cabelo com o secador, Ninguém merece ao quadrado! E assim foi a noite toda.
Essa coisa de banheiro para fora do quarto é um saco, quando tinha que ir ao banheiro à noite, me enrolava na canga e passava pelo meio do pessoal no bar! AFF!
Ai, como eu pedia a Deus que isso acabasse logo! Nem sei que horas que acabou a farra, por volta das 07:00 da manhã quando fui ao banheiro já havia amanhecido e haviam algumas pessoas ainda no bar, voltei para a cama mais um pouco e ar 09:00 horas sai pronta para pegar uma praia, os meninos do quarto ao lado já estavam na farra outra vez, ou ainda!
O tempo tinha fechado, nublado, com cara de chuva, tomei café e fiquei lá pelo hostel mesmo, a chuva começou e o barulho acabou, o pessoal da farra entrou para os quartos para dormir e eu entrei também, esperando a chuva passar, quando ela deu uma trégua eu peguei o guarda-chuva e sai. Sai andando por aí, em busca de um locutório ara resolver a questão da minha passagem de volta para Porto Alegre, o locutório ainda estava fechado, só abre às 11:00 horas, resolvi ir até o outro hostel onde tinha feito reserva há muito tempo, ainda em São Paulo quando estava programando esta viagem.
Caminhando e caminhando na chuva, meu guarda-chuva já tinha ido para o saco com a ventania que fazia. Cheguei lá no Hostel de Las Hadas, conversei com o pessoal na recepção e combinei de ir para lá por volta das 14:00 horas. Voltei para o Pueblo Arriba Hostel, antes passei para fazer uma ligação para a rodoviária do Chuí, não consegui comprar a passagem, não vendem por telefone, não reservam, mas me falaram que posso compra na hora sem problemas, o ônibus sai às 23:00 horas.
Cheguei no hostel super molhada, só lavei meu pé que estava sujo de lama, estavam todos na sala de TV assistindo filme, as meninas chilenas estavam dormindo no quarto. Conversei com uma moça que estava dividindo o quarto comigo e que também estava sozinha, ela era mais velha, ficava mais na dela, no quarto lendo um livro, combinamos de sai à noite, fazer alguma coisa.
Arrumei minha mochila e foi aí que percebi que havia deixado no hostel em Punta Ballena meu boné novo de Punta Del Este e a parte de baixo de um dos biquínis! Droga!
Acordei morrendo de fome, mas não havia ninguém no bar, estavam todos na sala vendo filme ainda, pedi para alguém fazer uma hamburguesa pra mim, enquanto isso fui fechando a conta no hostel e chamando um táxi, e a chuva não parou!

Me despedi do pessoal do hostel e parti! Sem minha hamburguesa! Fome...
Cheguei no Hostel de Las Hadas debaixo de chuva! A Lucia, moça do hotel, muito simpática me levou até o meu quarto.

Dia difícil. Achei que as coisas tinham sido difíceis até aqui, mas não! Passar
férias na praia, em uma praia linda com essa chuva, ninguém merece!

Ontem fez um dia tão lindo, de sol e agora isso! Nem imaginava, e pior que vai continuar assim o restante da semana. Oh my God! Só o Senhor pode me ajudar.
E só com chuva mesmo para haver silencio, porque esse pessoal e muito barulhento!
Não é uma chuvinha não, e um temporal mesmo!
Quando levantei de manha para ir ao banheiro parecia que tinha sol, que ia fazer um dia bonito, mas depois ficou tudo nublado.
Mas vamos pensar nas coisas boas então, já que essa chuva estragou o dia de hoje mesmo: Tenho um teto sobre minha cabeça, uma cama, cobertas para me esquentar, comida, e claro muito importante tenho livros para ler e um tablet para passar o tempo e vários filmes para assistir que gravei e trouxe no pen drive.

Então é isso. Vamos ver como vai ser o restante do dia...

Já estou em outro hostel, uma pouco mais longe do centro, mas isso não faz diferença, com essa chuva ninguém vai sair mesmo, ainda mais agora que já estou de banho tomado e quentinha.

O chato dessas cabanas e que para sair de um lugar a outro tem que não só pegar chuva, mas sujar o pé na areia molhada. Pelo menos nesta cabana tem banheiro aqui dentro e o espaço e bem maior! Eu estou no sótão, no telhado, como quiser chamar, estou sozinha, as outras meninas estão nas camas na parte de baixo do chalé.
cozinha, sala de estar, outras chalés e recepção
Estou pedindo tanto a Deus que leve essa chuva embora e mande o sol novamente, fé, muita fé, pois só um milagre de Deus para mudar essa previsão do tempo e assim não estragar minhas ferias na praia. Uma praia tão linda e todo mundo nesse bode de chuva. Essas meninas parecem que morreram, desde que eu cheguei que estão dormindo; eu já dormi, já acordei, já sai na chuva para comprar comida no supermercado mais próximo, agora não quero pegar mais chuva, vou assistir a um filme e depois serei obrigada a sair na chuva só para ir até a cozinha preparar uma sopa que comprei.
Hoje foi fiz a melhor refeição desde que sai de Montevidéu! Uma sopa knorr de frango com macarrão cabelo de anjo, sopão, comi 1 litro de sopa! Tô estufada!

Estou arrependida de ter deixado para trás minhas blusas de frio, pelo menos um agasalho de moletom eu queria agora. Aqui no sótão venta muito! RS... Ainda bem que trouxe calça e muitas meias. Já peguei os lençóis de todos os colchões aqui de cima para me cobrir!
Ai Senhor! Não me canso de clamar para que mande o Sol amanhã, para leve essa chuva embora, já procurei na internet e em todas as previsões do tempo diz que vai chover o restante da semana, que vai fazer tempo nublado! Bom, se ficar só nublado nem é tão ruim!

Compras no mercado= R$25,00

Táxi= R$10,00

Dia 08 de janeiro de 2014

Dia lindo! Ensolarado! Deus ouviu e atendeu meu clamor, parou de chover e fez um lindo dia de sol. Agora pouco, já passava das 8 horas da noite e o céu estava azulzinho, nenhuma nuvem no céu! Milagre de Deus que me surpreende!

Acordei tão cansada hoje, noite difícil, nem sei que horas o pessoal parou de zonear aqui, como parou de chover a noite, foi todo mundo bagunçar na rua, antes na rua que aqui no quarto, porque as meninas estavam escutando música alta e já passava da 1 hora da manhã, tive que gritar aqui de cima do meu telhado pedindo para elas baixarem o som, elas desligaram, pediram desculpas e logo saíram.
O silencio só chegou mesmo depois das 8 ou 9 horas da manhã, ainda assim sempre aparece uns doidos gritando! Isso aqui é um inferno e eu acordei muito cansada, estava com uma cara horrível, tomei café da manhã e saí, fui caminhando para a rodoviária, não sabia bem para onde iria, mas para algum lugar eu tinha que ir hoje.
O céu ainda estava nublado, muitas nuvens, mas nada de chuva, aos poucos o tempo foi esquentando, encontrei uma igreja evangélica aqui perto e vi que hoje tinha programação, fiquei muito feliz e já me programei para ir! Fui caminhando até a rodoviária pensativa e chorando... Chorando de cansada por não conseguir dormir a noite, chorando de saudade da família, mas principalmente saudade dos meus irmãos em Cristo, saudade das palavras abençoadas do pastor Alex e da pastora Deise, nunca senti tanta falta assim de ficar longe da casa de Deus!
Lá na rodoviária antes de qualquer coisa comprei minha passagem para amanhã até o Chuí, depois fiquei na dúvida para onde ir. Depois de muito e esperar um transporte para Cabo Polônio e nada de chegar, decidi ir a Santa Teresa. Lindo lugar, o que mais me surpreendente foi o tanto de barracas de camping que tem lá no Parque, nunca vi antes tanta barraca junta!

Fui caminhando pela estrada em busca da praia, mas graças a Deus apareceu uma moça de carro e me deu uma carona porque eu nem fazia ideia do tanto que tinha que andar ainda até chegar a praia. Ela foi muito legal comigo, descemos um pouco na Playa Grande e depois ela me deixou na Fortaleza. Depois de conhecer toda a Fortaleza almocei por lá mesmo. Continuei caminhando em busca de outras praias, achei lindas praias, já fazia sol quente, até mergulhei no mar e tomei uma ducha na praia! O tempo passou rapidinho e já era hora de voltar, pois queria chegar no horário do estudo bíblico na igreja. Infelizmente cheguei super tarde, tive que esperar muito pelos ônibus, tem uma van que passa de hora em hora e que leva até a portaria do Parque, ao lado do terminal de ônibus e outro ônibus da Rutas Del Sol que leva de volta a Punta Del Diablo. Fiquei mais de uma hora esperando pela van que atrasou e fiquei mais 1 hora no terminal esperando pelo ônibus até Punta Del Diablo. Cheguei depois das 8 horas da noite, fui só comer alguma coisa, tomar banho e ir para cama, torcendo para conseguir dormir essa noite. Agradeço a Deus por esse dia lindo e espero que ele se repita amanhã!

Compras no supermercado = R$ 32,00

ônibus - CYNSA - Punta Del Diablo - Fortaleza de Sta Teresa = R$8,80 (ida)
ônibus Rutas Del Sol - Fortaleza de Sta Teresa - Punta Del Diablo = R$5,24 (volta)
Entrada na Fortaleza de Sta Teresa = R$ 6,00
Almoço no restaurante do Pq. Sta Tereza = R$20,00

Dia 09 de janeiro 2014 -

Vou embora hoje a noite! Ah que bom! Mas ainda tenho o dia todo para curtir. Meu plano para hoje é conhecer Cabo Polônio. Acordei bem cedinho, coloquei o relógio para despertar às 6 da manhã, arrumei minhas coisas e fui! Caminhando até o terminal rodoviário. O dia estava lindo! Sol e céu azul! Glorias a Deus!
Cheguei e o terminal ainda estava fechado mas, cheio de gente do lado de fora, essa rodoviária esta sempre cheia! Quando abriu já era quase 8 horas e se formou a fila, a minha intenção era pegar o primeiro horário, das 7:40 min, por isso sai cedo, mas enquanto estava na fila o ônibus partiu e eu o perdi; o próximo só sairia às10:30 minutos e não tinha mais assento e assim eu voltei caminhando ao hostel decepcionada, conversei com a Lucia, recepcionista do hostel, para saber se havia outra opção. Pensei em pegar um ônibus em outra cidade próxima, de onde há mais opções de ônibus; Lucia também me explicou que mesmo sem assento dá para ir, as vezes se consegue sentar, quando para em alguma cidade e as pessoas descem. Depois que tomei café da manhã voltei na caminhada até a rodoviária, ainda bem que não havia fila para Rutas Del Sol desta vez! Rutas Del Sol é a única empresa que vai para Cabo Polônio; já garanti minha passagem de ida e volta, vai ficar corrido, mas espero que Cabo Polônio valha a pena essa correria toda! Ê la vou eu!

Muitas horas depois:

Ah, só eu sei o quanto estou cansada, a sola do meu pé esta queimando! Estou um bagaço de pessoa! Já estou dentro do ônibus indo para o Chuy e Chui para ainda comprar a passagem do ônibus para Porto Alegre, só vou ficar tranquila quando tiver a passagem na mão, ou melhor, só vou ficar tranquila quando estiver dentro do aeroporto em Porto Alegre dentro do horário correto antes do voo.
Tive que sair correndo do hostel, não tive tempo nem de arrumar a mochila, coloquei tudo de qualquer jeito.
Cabo Polônio valeu cada correria e todo esse cançasso; não só porque o lugar é lindo, mas por toda a viagem, do começo ao fim! Na ida acabei fazendo toda a viagem em pé, mas nem me incomodei com isso, conheci “un chico” muito simpático, lindo, por dentro e por fora, viemos conversando o caminho todo em português, ou melhor, portunhol, já que ele vive na fronteira, um pé aqui e outro ali, foi ótimo ter alguém com quem conversar, alguém inteligente, boa pessoa! Já estava me achando um E.T. nessa cidade de gente doida que é Punta Del Diablo. Além de tudo o chico de nome Gonzalo, é agente de viagens, olha que beleza! Tudo de bom! Amei! Um fofo, deu vontade de trazê-lo dentro da mochila comigo!
Cabo Polônio é realmente lindo, foi emocionante conhecê-lo, e principalmente os leões marinhos, uma paisagem única. Só foi uma pena que tive taã pouco tempo para explorar o lugar. O Gonzalo ate arrumou um guia pra mim, mas acabamos nos desencontrando. Queria ter conhecido Cabo Polônio antes, com mais tempo, mas queria mesmo era ter conhecido o Gonzalo antes!
ônibus Rutas Del Sol - Punta Del Diablo - Cabo Polônio = R$12,20 (ida)

ônibus Rutas Del Sol - Cabo Polônio - Punta Del Diablo = R$12,20 (volta)
Transporte dentro do Pq. Cabô Polônio = R$ 6,00 (ida e volta)
Van da rodoviária ao centro de Punta Del Diablo: R$3,00
ônibus CYNSA - Puntal Del Diablo - CHuy = R$ 8,80
Hospedagem Hostel de Las Hadas = R$200,00 (duas noites)

10 de janeiro de 2014.

Já era para chegar em São Paulo esta hora, mas infelizmente ainda estou bem longe, aqui no Chui ainda! Não consegui comprar passagem para Porto Alegre ontem, nem para nenhum outro lugar, não havia mais passagem, mais horário de ônibus, mais nada.

Fiquei sem saber o que fazer na hora, depois me bateu um desespero. Quando consegui falar com a Alice me deu vontade de chorar, queria tanto já estar em casa!
Mas tudo bem, agora já acertei tudo e que Deus me acompanhe em segurança de volta para casa! Consegui um bom hotel perto da rodoviária para passar a noite e também o dia de hoje; já comprei passagem para hoje a noite para Porto Alegre e também já comprei uma nova passagem de avião para São Paulo para chegar amanhã em Guarulhos. Lado positivo de tudo isso: consegui um hotel barato e familiar, melhor até que os últimos hostels que fiquei, estou em território brasileiro, onde a comunicação fica mais fácil, aqui tem opções baratas de restaurante com comidas de verdade, e em fim vou comer arroz com feijão como eu tanto queria, eu acho... Bom, valeu a experiência! A gente aprende... E muito!

São 20:00 horas, falta só 3 horas para eu ir embora do Chuí, contagem regressiva! Já dormi durante a chuva forte que caiu depois do almoço e já percorri a avenida principal da cidade, ou melhor das cidades e conheci os Free Shops, que são muitos, muitos mesmo, não fazia ideia; comprei algumas coisas para presentear e já jantei também, precisava gastar o restante de pesos que tinha. Comi uma comida cara o horrível, bem diferente do meu almoço show onde comi em um restaurante aqui perto da pousada, lado brasileiro, buffet por quilo, um pratão delicioso de arroz com feijão e outras coisinhas mais, só senti falta da farinha, ficou R$ 6,30, muito barato! Chui e Chuy são cidades no mínimo curiosas, aqui brasileiros e uruguayos se entendem muito bem, muitos já tem um idioma próprio que é o portunhol, mas não aquele portunhol de brasileiro que não sabe falar castellano, é o legítimo e perfeito portunhol!
Os free shops ficam todos do lado Uruguayo, e do outro lado da avenida há muitos supermercados e lojas de roupas. Comi um sorvete muito bom, daqueles helados artesanales, tem vários sabores, eu comi o de maçã verde que é delicioso, o de doce de leite é muito bom também, muito melhor que do Fredo!

ônibus PLANALTO  - CHUÍ (RS) - POA (RS) = R$ 98,95 (semi-leito)

11 de janeiro de 2014.

Bom, no fim deu tudo certo! Consegui chegar em Porto Alegre a tempo, peguei o avião para São Paulo e aqui estou eu, cansada, mas morrendo de vontade de planejar a próxima viagem! Para onde será?