BUENOS AIRES

Intercâmbio Cultural em Buenos Aires

DIA 02/01/2011 - Dia da chegada! Primeiras impressões!
Até que estou calma com a viagem, ontem eu estava bastante ansiosa, com medo do que estaria me esperando, medo de ficar longe da minha filha por tanto tempo, medo do desconhecido, medo de ficar cheia de expectativas e me decepcionar!
A viagem de avião foi muito tranquila e rápida.
Pouco mais de duas horas cheguei em Buenos Aires, com uma hora a menos a viagem pareceu ainda mais rápida. Saí de São Paulo às 11 horas de baixo de chuva e cheguei às 12h30min com um sol lindo!
Aqui está fazendo muito calor!

Depois das histórias negativas que escutei sobre os taxis de Bs As, achei mais seguro pagar um remis, é como um serviço de radio-taxi, o contrato é feito no próprio aeroporto, eles calculam a quilometragem de acordo com o destino e o cliente já deixa o serviço pago, o carro é confortável e seguro, é mais caro e o tempo de espera não é nada legal! Depois que tiver mais segurança e conhecer melhor a cidade talvez eu me arrisque a pegar um taxi na rua...ou não!
O local de destino me pareceu estranhíssimo, em nada lembrava um hotel, ou um albergue, não tinha nenhuma placa. Era um apartamento mesmo! O que me deu muito medo, pois não sabia se teria alguém para me atender.
Graças a Deus correu tudo bem! Tinha uma funcionária da escola me esperando e me mostrou meu quarto e os demais cômodos do apto.
No meu quarto tem duas camas, mas a moça que me recebeu disse que não haveria nenhuma estudante comigo.
No apto tem uma pequena cozinha, uma sala e um banheiro comum, que dividirei com os outros estudantes dos outros dois quartos.
O quarto é bem bacana, grande, tem ventilação, um grande guarda roupa, escrivaninha com cadeira e até criado-mudo! Melhor de tudo que ele é só meu não precisarei dividir com ninguém!
O prédio é bem antigo, com portas e janelas muito altas, piso de madeira, quartos amplos, uma delícia! No corredor lateral, que dá acesso aos outros apartamentos há duas tartarugas que durante o dia ficam passeando, achei tão interessante isso!
Ainda não sei o que fazer, tenho o restante da tarde livre. Não tem ninguém nos outros quartos, devem ter saído.
Estou com preguiça de sair no sol forte e caminhar sozinha; mas preciso sair, já está me dando fome, agora são 15h15min horas e ainda não almocei.
§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§

São 21h32min, estou morrendo de dor de cabeça, espero que passe depois que eu dormir.
Talvez seja por causa do sol na cabeça. Sei lá! Eu saí à tarde para tentar encontrar a escola, mas não achei!
Aliás, minha impressão do bairro foi bem ruim: tudo fechado, quase ninguém na rua, só lixo, muito lixo e um cheiro horrível, quando não era de urina era de vômito! Senti-me no cenário do filme "ensaio sobre a cegueira"!
Depois de andar bastante encontrei um Carrefour aberto e comprei umas coisas para comer, voltei para o apartamento e desisti de procurar a escola.
O que fazer nesta cidade fantasma? Onde comer? Pensei em ir a algum shopping, não é possível que o shopping estivesse fechado no domingo!
Olhei no mapa para saber onde teria um shopping mais próximo e como chegar. Peguei o metrô, ou subte como dizem aqui; há uma estação aqui perto. Não curti muito o tal shopping, nenhuma loja me chamou atenção, nada diferente do que já tinha visto e a praça de alimentação... Que pobreza! Sem muitas variedades. Queria comer comida...comida de verdade, com arroz. Mas não tinha nada disso;
 Minha indecisão só me fez andar e andar pelas ruas ao redor do shopping e não comer nada, enquanto isso minha cabeça estava a ponto de estourar!
Voltei ao shopping e comi em um restaurante oriental, pedi um frango agridoce, era o único prato que vinha com arroz. Uma delícia! Não sei se foi a fome, ou se estava realmente uma delícia!
Voltei ao apartamento, conheci minha colega de residência. que já está aqui em Buenos Aires faz tempo, uma moça holandesa, linda, alta, magérrima, branquíssima, loiríssima, de olhos verdes, acho que o nome dela é Marluci, algo assim, não me lembro agora.

DIA 03/01/2011 - Primeiro dia de aula!

Tive que acordar cedo, 7:00 horas; o que foi bem difícil, já que ontem não consegui dormir direito, tive insônia, uma droga isso!
Já deitada na cama, com a luz apagada, pude escutar barulhos que deviam ser de Juan chegando, meu outro colega de apto, estou curiosa para conhecê-lo.
Agora estou aqui na sala de espera da escola, já fiz minha prova, achei bastante fácil.
Há muitos estudantes aqui, de várias partes do mundo, principalmente europeus.
Junto comigo fazendo a prova havia dois rapazes, um Suiço e outro Alemão, iniciaram um diálogo em Alemão que me deixou boiando.

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Estou muitíssimo cansada! Caminhar com esse sol quente na cabeça acaba comigo! Achei que iria engordar uns 10 kg aqui, mas pelo jeito vou é perder 10 kg, além de passar a tarde andando estou quase passando fome. Falam tão bem da comida de Buenos Aires, que aqui se come muito bem com pouco dinheiro, mas eu não vejo desta forma, até agora não encontrei nenhum restaurante que me agradasse de verdade; é tudo muito gorduroso, muita carne ou doce, acho que eu tenho um paladar muito pobre para refeições, porque sinto muita falta de comer arroz com feijão!

Bom, depois que fiz a prova fiquei junto aos demais estudantes na sala de espera, a equipe da escola se apresentou e cada estudante também teve que se apresentar.

Tem gente de toda parte do mundo: Suíça, Alemanha, Austrália, Canadá, Suécia, Holanda, Irlanda, Rússia, Israel, Estados Unidos, e por aí vai! Tem até um casal de mexicanos, Maria e Oscar, eles vieram da Califórnia para estudar medicina aqui.

Por fim me passaram o resultado do exame e me indicaram a sala do intermediário B2!

A professora é um doce! Na minha sala tem mais três alunos, Vincent, um rapaz francês, Olga, uma linda moça Russa, que já mora faz tempo em Israel e Walter, um senhor Suíço.

Gostei muito da minha sala, fizemos exercícios de gramática e depois do intervalo iniciamos uma conversa onde deveríamos contar como é a liberdade de expressão no nosso país.

Nós temos dois intervalos durante as aulas e podemos comer um lanche oferecido pela escola, café, chá, bolachas, suco e medias lunas.

Depois da aula puxei conversa com um casal de brasileiros: _ Vocês são de Recife!? Perguntei.
 O sotaque não me engana, eles eram mesmo de Recife. Combinamos de sair juntos, mas eles tinham que trocar o dinheiro e fazer compras e nosso passeio ficou para o dia seguinte.

Resolvi fazer meu rolê sozinha e andei, andei e andei, me perdi, me achei, me perdi de novo, consegui achar o lugar onde queria ir, o cemitério da Recoleta, cheio de turistas, muitos brasileiros; eu estava muito cansada e com muita fome por isso não quis entrar, somente entrei rapidamente no Centro Cultural, que fica bem ao lado do Cemitério. É um lugar muito bonito, tem muita coisa para ver naquele espaço em torno do cemitério.
 O bairro da Recoleta é muito charmoso e sofisticado, mas eu estava com muita fome e ainda tinha que voltar ao apartamento para tomar banho e me arrumar antes de voltar para escola e sair com o pessoal.

Além da comida não me chamar à atenção, comer sozinha é muito ruim, por isso acabava ficando encabulada de entrar nos restaurantes.

Cheguei ao apto, fiz um lanche com as coisas que tinha comprado no mercado. Achei estranho quando vi uma mala no meu quarto em cima da outra cama.
_ Será que minha colega de quarto chegou hoje!?

Fui ao encontro do pessoal na escola. Lupe, nossa guia, nos levou até uma rua próxima onde pegamos o ônibus e fomos a uma casa de shows.
 Era um grande galpão, tinha muita gente do lado de fora. Fomos assistir a uma apresentação de LA BOMBA DEL TIEMPO; um grupo de percursionistas que fazem um som com tambores.
 O chato é que a galera da escola só conversava em inglês, grande parte era europeu ou norte americano, iniciantes na língua espanhola, tinha até um rapaz brasileiro, Mario, que também conversava em inglês com o pessoal, pior quando alguns estudantes conversavam entre si em alemão ou suíço... Muito pior! Não entendia nada!

O show foi muito legal, pulei e dancei muito, estava lotado de gente. Acabei me afastando e me perdi do pessoal; mas, tudo bem, na saída, no final de show nos encontramos novamente.
Voltei de taxi com mais duas estudantes que não falavam quase nada de espanhol; expliquei ao motorista onde queríamos ir, foi um pouco difícil, porque eu ainda não conhecia o bairro e não sabia como explicar a ele onde ficava o apartamento, no final deu tudo certo, procurei ficar tranquila e segura, mesmo com medo de que ele pudesse nos aplicar algum golpe, olhei no mapa, achei o apto e conseguimos chegar numa boa.

Uma das moças que estava no taxi era minha colega de quarto, só fui descobrir quando chegamos. Pamela, uma holandesa.

Depois do show La Bomba alguns estudantes continuaram lá, pois queriam esticar a noite. Marlous que também estava junto com o pessoal chegou de madrugada causando, tocou a campainha e eu acordei muito assustada, achei que ela estava chegando bêbada de madrugada e não conseguia nem abrir a porta, mas logo escutei o barulho da chave e voltei para a cama; pela manhã ela pediu desculpas e disse que foi a amiga dela que tocou a campainha!
04/01/2011 - Conhecendo o Centro de Bs As

Hoje a aula foi muito boa.
Tivemos frutas no lanche do intervalo. Muito bom!
Depois da aula saí com Marina e Guilherme, o casal de Recife, fomos conhecer a famosa Plaza de Mayo, a Casa Rosada e a Rua Florida. Visitamos o Museu da Cidade, que nem é muito legal. Comemos em um restaurante na Rua Florida, a comida estava ótima, apesar de ser lanche e não refeição, a Marina pensa como eu em relação a comida daqui, também sente falta de um arroz com feijão.
“Devia ter um restaurante self-service aqui”!

Voltei sozinha para casa, pois continuei minha caminhada enquanto os dois foram embora para outro lado. Andei toda a Rua Florida, mas nada me agradou para comprar, não achei nada muito barato, e nada diferente do que há em São Paulo. Muita gente na rua, nem dava para andar direito, lotado de vendedores ambulantes, me senti em São Paulo, na Rua 25 de março!

Cheguei ao apto. Tomei banho, fiz a lição de casa, comi alguma coisa e fui dormir!
Parece que Pamela não gostou muito da minha companhia porque essa noite já não estava mais por aqui, parece que mudou de quarto! Bom, melhor para mim que fico sozinha e para ela que divide o quanto com Marloes, as duas podem conversar em inglês e tem um banheiro só para elas no quarto.

O meu banheiro fica no piso de baixo e eu divido com Juan, que, aliás, não conheci ainda.

05/01/2011

Hoje de manhã o chão do corredor externo estava molhado, nem tinha percebido que choveu durante a noite, talvez por isso eu tenha dormido tão bem.

À noite tem um passeio noturno de bicicletas, pode ser legal. Espero que não chova, pois se chover o passeio será cancelado e faremos outro programa, iremos a um bar beber cerveja, e não estou nem um pouco a fim!

Ontem Marloes me chamou para sair, para comemorar o aniversário dela em um bar, mas eu preferi ficar em casa dormindo, imaginei que ela estaria com os amigos e todos só falando inglês, seria muito chato.

Escutei-a chegando de madrugada, já passava das 2 da manhã.

Quando acordei de manhã eu vi um lindo buquê de flores na mesa da sala, ela me contou que conheceu um argentino numa partida de polo e agora ele não sai do pé dela.

Preferi sair sozinha hoje, acho que vou sair sozinha mesmo daqui para frente. Deixo para me socializar durante as aulas e os passeios noturnos com o pessoal da escola.

Depois da aula passei no mercado comprei algumas coisas e fiz um lanche no apto.

Agora estou cansada, seria bom dormir um pouco, mas não queria perder tempo, pois tem muita coisa que quero conhecer ainda. Que preguiça de sair...
Depois de descansar um pouco peguei o metrô até a Plaza de Mayo e fui caminhando pela rua Defensa, descobri que essa rua é muito legal, tem várias lojas de roupas que são muito bacanas, com um design bem diferente, bem diferente do que se encontra por aí. Amei! Tem também várias lojas de antiguidades e brechós, muito legal mesmo.
Resolvi ir ao FREDDO, uma sorveteria bem famosa daqui. Pedi o tão famoso sorvete de doce de leite. O sorvete é enorme, vem com uma bola de sorvete de chocolate meio amargo com grandes pedaços de nozes, sorvete de doce de leite, leite condensado e cookies de chocolate. Dá pra acreditar?? Só experimentando mesmo...ou não . Eu achei muito doce. Doce demais! Horrível! Estava comendo, mas foi me dando um enjoo daquele negócio extremamente doce,  estava quase vomitando. Com muito esforço consegui comer metade e joguei no lixo o restante, não parei mais de beber água.

Fui até o ponto de saída das bicicletas, cheguei antes de todos, fiquei lá na loja trocando idéia com o pessoal, logo chegaram Marina e Guilherme (o casal Pernambucano). Em frente a loja há uma Universidade de cinema e uma loja onde vendem Cd´s e DVD´s, ficamos lá, olhando, esperando o pessoal todo chegar.

Saímos todos pedalando pelas ruas e bairros de Buenos Aires até anoitecer, foi lindo! Achei que seria mais difícil, mas foi perfeito! As ruas são planas e parávamos para descansar e escutar o que a Lupe tinha a nos dizer, ela ia contando a história de cada lugar importante e interessante. Muito bom! Na volta já era bem tarde e peguei um ônibus junto com a Marina e o Guilherme para. Cheguei em casa morrendo de fome. Fritei uns ovos e comi com pão. Ô delícia!

06/01/11 - Bailando Salsa!

Hoje, depois da aula, fiz mais uma boa caminhada. Morrendo de fome, para variar. Parei para comer em um lugar perto da escola, um restaurante bem simpático, que tem saladas variadas. Comi, mas continuei com fome, fui para casa e quase devorei um pacote inteiro de salgadinho e bolachas recheadas. Tomei um banho e me preparei para sair. Achei que ainda dava tempo de fazer algum passeio. Queria visitar o cemitério da Recoleta, mas não deu tempo, já estava quase na hora de encontrar com o pessoal na escola e irmos para nossa aula de Salsa.

Desta vez foi bastante gente para o passeio, inclusive brasileiros, conheci umas moças de Minas Gerais super animadas.

Lupe nos levou para o Azúcar, uma academia de dança, para aprendermos alguns passos de salsa e Bachanga. No começo foi bem difícil de pegar os passos, eu não levo muito jeito para danças. Os rapazes ficavam parados em círculo e quando a professora gritava “troca” as moças trocavam de parceiros, alguns dançavam super bem, outros nem tanto, levei várias pisadas no pé!

Pior foi quando fomos dançar a tal da bachanga, tipo uma salsa mais lenta, mais sensual, quase um bolero, nesta hora aparecem vários homens para dançar, tinha parceiro para todas as mulheres. Para dançar tem que ficar bem coladinho e a perna do homem entre as pernas da mulher, parece muito com o nosso forró,  rala cocha.
  Nem fiquei até o final da aula, não estava me sentindo bem. Estava morrendo de cólica, procurei e não encontrei nenhuma farmácia e nem sabia que remédio comprar lá também!

Fui a um shopping lá por perto para comer. Acabei comendo comida chinesa de novo, que não era nenhuma maravilha, mas pelo menos tinha arroz, um arroz primavera muito seco, que só desceu com suco!

Cheguei em casa e já tinham todos chegado, estavam na sala assistindo T.V. Uma novela chilena! Enfim conheci Juan, o chileno! Na verdade tinha o conhecido pela manhã quando fui ao banheiro e ele estava escovando os dentes.
 Conversamos bastante agora à noite. Foi muito legal. Falamos sobre o Chile e por coincidência o meu lugar preferido em Viña Del Mar também era o lugar preferido dele. Um bar super bacana chamado Taller de Papá! Acho que nem existe mais!

A cólica deu uma aliviada e consegui dormir tranquila.

07/01/11 - Conhecendo La Boca!

Estou perdida no tempo, nem sei que dia é hoje, mas acho que é dia 07 mesmo.

Comprei um remédio na farmácia e já estou bem melhor.

Hoje teve avaliação. Toda sexta-feira tem avaliação na escola, para ver se subimos de nível. Tivemos que fazer uma apresentação para a turma da sala. Escolher um tema e falar sobre ele, podíamos mostrar imagens, fotos, escrever na lousa, etc...

Eu falei sobre o meu bairro, o bairro de Interlagos. Foi bem legal!

Hoje teve almoço na escola. Apesar de que foi pizza, de novo! Parece que essa gente não come comida!
Bom, pelo menos eu não gastei dinheiro com comida. Saí da escola correndo e fui para o lugar onde alugam bicicletas, em San Telmo, uma travessa da Rua Defensa. Estava com uma turma de seis turistas, eu, mas um rapaz canadense e uma turma de colombianos; além disso, tinha também uma equipe de reportagem que estavam fazendo uma matéria sobre bicitur em Buenos Aires. A repórter nos entrevistou no começo e no fim da matéria, nos acompanhou durante todo o caminho, o vídeo está disponível no facebook, mas nem sei se quero ver, devo ter ficado horrível! Acho que falei tudo errado, fiquei nervosa com a câmera, sei lá...

Fez muito calor aqui hoje, eu fiquei um pimentão, ainda bem que passei na farmácia e comprei um protetor solar antes do passeio de bike. O lugar que mais gostei do passeio de hoje foi o bairro LA BOCA e passear pela Rua Caminito e as demais ruas do bairro, as casas são lindas, todas coloridas e a rua é cheia de artistas, cheia de barraquinhas vendendo artesanato, parece um pouco Embú das Artes. É bem diferente do que tinha visto até agora, as ruas são estreitas as casas menores; acho que nem tinha visto casa nos outros bairros, só prédios e mais prédios, nada de casas residenciais, somente casarões que funcionam como museus, prédios comerciais ou instituições do governo.

Agora estou cansadíssima! Depois do passeio passei em um locutório para ligar para casa e falar com minha filha. Cheguei cedo ao apto. para descansar e dormir, pois amanhã tenho que levantar muito cedo para encontrar com o pessoal da escola e irmos ao Uruguai.
Mar Del Plata

08/01/11 - Colonia de Sacramento - Uruguay
Hoje sai logo cedo, rachei um taxi com Pamela, a garota Irlandesa, acho que já falei que ela é Irlandesa né? Chegamos bem cedinho ao porto, depois foi chegando o restante do pessoal.

Juan é uma das poucas pessoas que converso, pois a maioria do pessoal só conversa em inglês, inclusive as moças brasileiras. Tem uma turma de adolescentes de Salvador que não fala inglês e também não fala espanhol, mas também não tenho muito papo com eles.

Para o meu azar não me permitiram embarcar, não deixaram eu sair da Argentina, pois estava sem o visto de entrada, levei meu passaporte, mas não estava carimbado. Que droga! Eu mostrei o RG quando entrei e me deram um documento carimbado, mas acabei deixando esse papel dentro da mala no meu quarto. Já estava pensando em voltar, pegar o papel e viajar em outro horário, não podia deixar de fazer esse passeio, queria muito ir e não sabia se devolveriam o dinheiro, paguei muito caro.

Já tinha saído do guichê quando vi uma menina brasileira, do nosso grupo, revoltada porque tinha que pagar multa, assim como eu, estava sem o papel com o visto.

Voltei ao guichê e perguntei se não poderia pagar uma multa para conseguir viajar. No final deu tudo certo, aconteceu isso comigo e com mais duas meninas brasileiras, o ruim mesmo é que perdi uma grana de bobeira com isso e acabei ficando sem muita grana para gastar lá.

Colonia de Sacramento é uma cidade linda! Linda mesmo! Tranquila, cheia de lojinhas de artesanato e restaurantes, ruas de pedras, ruínas, museus de todo tipo, muita natureza, lindas casas. É uma cidade que foi colonizada principalmente por portugueses, mas também tem uma mistura de Espanhóis e Italianos.
Além de tudo isso ainda tem praia, a paisagem é lindíssima do Mar de La Plata. Em nosso tour estava incluído o café da manhã no navio, almoço na cidade e um pequeno city tour pela parte histórica de Colonia.
Era possível alugar um mini carro e sair por aí se aventurando pelas praias. Eu optei por ficar pelo centro mesmo.

A Cidade é quase uma ilha, bem pequena, tem praia dos dois lados é só atravessar umas seis quadras que já está do outro lado, na outra costa. Fiquei morrendo de vontade de entrar na água ou mesmo pisar na areia, mas não tinha levado nenhuma roupa de banho, nem chinelo, estava de calça jeans, passando muito calor. Quando saí de Bs As o tempo não estava muito bom, chovia e fazia um vento frio, não achei que esquentaria tanto, Colonia fica a apenas uma hora de viagem de Bs As!

09/01/11 - Domingo no parque

Hoje consegui dormir bastante, levantei às 8:00 horas e voltei a dormir. Ah!
Comi alguma coisa, arrumei meu quarto e peguei o metrô em direção ao Zoológico. Estava lotado! Cheio de crianças. Um dos raros lugares onde encontrei poucos turistas brasileiros. Talvez tivesse sido melhor ir ao Zoo durante a semana, menos cheio com certeza, mas tudo bem, eu não tinha mesmo programa melhor para fazer hoje, até tem alguns lugares que ainda quero conhecer, mas queria fazer algo diferente e estar rodeada de pessoas.

A verdade é que hoje faz uma semana que estou aqui e estou um pouco de saco cheio de tudo. Sinto falta de ter amigos com quem conversar, dos meus amigos de São Paulo, sinto falta da cidade de São Paulo, das coisas, das facilidades das quais já estou acostumada. Sinto falta também de deitar no sofá da minha sala e assistir um filme com legendas em português. Sei lá!

Se eu ficasse três meses aqui, como tem muitos estudantes que ficam, acho que eu ia pirar! Queria pelo menos arrumar um amigo ou uma amiga bem legal para sair, que pudesse me acompanhar para todo canto e pudéssemos rir e compartilhar aventuras...

Foi legal no Zoológico, tem muitos animais, é bem grande, mas não tanto quando o de S.P. O Zoo de S. P deve ser 4 vezes maior que esse de Bs As.
Depois fui ao Jardim Japonês. Que é lindo! Uma tranqüilidade! Paz! Fiquei lá um tempo sentada na sombra lendo um livro. O calor estava demais hoje de novo!

Hoje também andei muito, nossa como tenho andado, acho que se juntar tudo que já andei até agora já estaria chegando ao Brasil!

Voltei para casa para descansar um pouco, mas estava pensando em sair novamente, quem sabe um cinema!? Perguntei a Juan se havia algum cinema aqui perto. Acabei indo ao shopping a pé, mas o cinema estava tão lotado, uma fila gigante para comprar ingressos. Desisti! E o pior é que estou quase sem grana. Amanhã tenho que trocar mais dinheiro. Nem sei se meu dinheiro vai dar para o próximo final de semana e não queria ter que sacar dinheiro do caixa eletrônico daqui por causa dos impostos e taxa de cambio.

Amanhã também preciso passar no mercado para comprar algumas coisas para comer e preparar aqui em casa. Aqui na cozinha do apto não dá para fazer muita coisa, pois só tem duas panelas, uma pequena e funda e uma frigideira grande. Procurei nos supermercados um miojo, mas não encontrei em lugar nenhum, um miojo seria ótimo agora!

Lá no Zoo eu não tinha dinheiro suficiente para comprar um lanche, por isso comprei apenas uma garrafa d` água e um tal de pancho que é como chamam o cachorro quente que só vem com pão e salsicha, mais nada!!! Sem maionese, sem molho de tomate, sem vinagrete! E ainda pior, parei em uma banquinha e fiquei olhando o cara preparando um pancho, ele pegou um saco de pão, tirou do saco plástico e o pão estava verde!!!! Verdão mesmo, não era um pedacinho, era um pedação! Que nojo! Tudo bem que ele jogou fora o pão verde, mas e os outros?? Estavam todos na mesma embalagem e aí:?? Credo! Fui comer em outro lugar!

Acabei jantando no shopping. A comida de hoje até que não estava tão ruim, de novo no restaurante chinês, agora pedi frango com vegetais, tinha até molho shoyo e os vegetais estavam ótimos cortados em pedaços bem grandes, tinha pimentão, berinjela, cenoura, milho, vagem e broto de feijão! Delícia! Voltei para casa muito triste, com saudade de casa, cheguei no apto não havia ninguém. Todos tinham saído! Liguei a TV a procura de algo interessante para assistir e um dos canais era da TV Cultura e estava passando uma entrevista com Milton Nascimento, com audio original e legendas em espanhol. O programa era meio chato mas só de escutar alguém falando português na televisão já estava bom!

A Marloes chegou logo em seguida, ficamos conversando bastante, ela tinha saído para correr, fazer um Cooper na praça. Tipo de coisa que eu não me imagino fazendo, sair de casa só para correr!!?

Ela me mostrou um vestido e uma blusa que comprou aqui em Bs As, depois peguei meu pen drive, abri no notebook dela e ficamos vendo as fotos, ela também mostrou umas fotos da Holanda, foi muito legal!

10/01/11 - segunda-feira / segunda semana

Hoje chegaram muitos alunos novos, parece que só tinha brasileiro, chegaram uns 30 brasileiros e a maioria carioca! A escola ficou lotada! Quase não coube todo mundo na minha sala. Comecei hoje a sala do avançado. O professor é ótimo, adorei escutar ele falando.
Só tem brasileiro na minha sala, tinha um aluno estadunidense, mas ele não conseguiu acompanhar as aulas e saiu, acho que voltou para o estágio anterior.

Tem muita gente que fica meses aqui em Buenos Aires estudando e acaba até ficando para morar de vez, alguns voltam para o país de origem depois retornam. Vincent, o rapaz francês, é um destes que acabou ficando aqui em Bs As, já tem três meses que está morando, deve estar terminando o curso, ele me disse que quer ir para o Chile depois e que já foi para o Brasil (Rio de Janeiro, para variar!).

Bom, é uma pena que Vincent não está mais na minha sala; gostava muito de ouvi-lo falar, principalmente quando soltava uma ou outra palavra em francês! Tão fofo!
Aqui tem gente de toda idade, a maioria tem em media 20 anos, mas tem pessoas com mais de 50 anos também.
Conheci duas moças bacanas e simpáticas que chegaram hoje. Elas são cariocas. Penélope é uma delas e está na minha sala, ela é professora de espanhol e fala muito bem!
Nossas aulas são para tirar dúvida mais que tudo, para quem já conhece o idioma, mas ainda tem alguma dificuldade específica.
Combinei com as meninas de sairmos à tarde, depois da aula, para conhecermos a cidade, mas elas não apareceram!
Estou com um grave problema de falta de grana. Tenho pouco dinheiro para passar a semana, não consegui tirar dinheiro no banco.
Entrada do cemitério da Recoleta

Hoje eu fui ao cemitério da Recoleta, fiz uma visita guiada. Um velhote que trabalha de guia no cemítério foi nos contando as histórias de cada túmulo ou mausoléu, já que em todo o cemitério só há um caixão enterrado, o restante são todos colocados na superfície, dentro de enormes mausoléus das famílias aristocráticas que disputavam entre si para saber quem tem o mausoléu mais bonito, mais suntuoso, mais ostensivo.
O velho senhor nos contou a história de vida e morte das principais pessoas que haviam naquele cemitério, incluindo Eva Peron, a Evita, o túmulo mais procurado e mais fotografado de lá.

Passei no supermercado para comprar bastante coisa para fazer comida em casa. Acredita que não tinha feijão no mercado!!??? Quase comprei grão de bico, o problema é que não tem panelaa para cozinhar o grão de bico.

À noite teve seção cinema na escola e assistimos um filme argentino! Uma comédia romântica.

Foi bem difícil de entender, pois os atores falavam muito rápido e com muitas gírias, tinha legenda em inglês então ajudou um pouco a compreender. Colocaram um telão para projetar o filme e cada aluno trouxe alguma coisa para petiscar e beber.

11/01/2011- Passeio cultural - solita!

Hoje combinei com a Penélope que nos encontraríamos mais tarde para ir ao Café Tortoni ver um show de tango; teríamos que chegar cedo, pois lá é muito concorrido, é o restaurante mais tradicional de Buenos Aires, a casa de tango mais conhecida e turística e tem muita fila para entrar.
A aula de hoje foi bem legal. Vincent reapareceu “tré chique”! O tempo estava bastante agradável, mesmo nublado o dia todo fazia calor, mas sem exagero, bem fresquinho mesmo, até caiu uma garoa.
Consegui tirar dinheiro em um caixa eletrônico, mais fácil do que imaginava, perguntei a uns brasileiros que estavam no banco e eles me explicaram. Puxa como tem brasileiro aqui! Por toda parte! Vim almoçar em casa, mas antes passei numa loja que tem ao lado da escola e comprei umas roupas para minha filha, é uma loja de roupa infantil que tem umas peças muito baratas.
Fiz macarrão hoje, macarrão com molho e salsicha. Delícia!
Dormi um pouco depois do almoço e depois fui ao Museu de Belas Artes.
É lindo! Amei! Tem pinturas e outras obras clássicas de Rodin, Degas, Picasso, Coubert, etc. Também tem obras de artistas contemporâneos argentinos, lindo! Ainda tem uma parte do museu com arte primitiva dos antigos povos que habitaram essa região, como os Incas. Gostei muito do museu e de lá peguei o metrô direto para a Praça de Mayo e fui para o Café Tortoni, como combinado.

Como tinha chegado cedo, fui até um bar comer alguma coisa e esperar as meninas chegarem.
Esperei na fila, mas elas não apareceram. Ontem foi a mesma coisa, combinei com elas de nos encontrarmos às 15 horas na escola e elas não apareceram.
Cheguei a uma conclusão hoje: ainda que estejamos em um lugar muito legal, bonito e divertido não parecerá tão bom se estivermos sozinhos, se não tivermos com quem compartilhar a sensação e a emoção de estar lá! Talvez seja legal na hora, mas depois não é tão bom assim. O mesmo acontece se estamos em um lugar não muito legal, numa roubada, programão de índio, mas se estamos bem acompanhadas, com alguém bacana para compartilhar a parada, daí qualquer lugar, por mais chato que seja, se torna um lugar legal!
Acabei voltando para casa depois do rolê furado! Queria fazer algum passeio, mas não sozinha.
Caminhei e caminhei até dar tempo de esvaziar o metrô porque aquela hora a cidade fica lotada, como em São Paulo na hora do rush, todo mundo saindo do trabalho e voltando para casa, ônibus e metrô lotados!

12/01/2011 - Passeio com amigas

Apesar da chuva de ontem hoje voltou a fazer calor! E que calor! Depois da aula fizemos um passeio ao bairro La Boca.

As meninas que eu tinha que encontrar ontem vieram me dizer que eu furei, que elas foram, e eu não apareci. A verdade é que houve um grande desencontro.

Antes de sairmos para La Boca passei em casa para almoçar, tinha deixado o macarrão pronto, foi só esquentar.

O passeio foi legal, mas muito rápido, não tivemos tempo de ver tudo e nem tempo para comprar, levei dinheiro, mas nem gastei. Saímos de lá umas 17h30min h. Segundo Lupe às 17:30 h a polícia vai embora então muitas das barracas também vão e os turistas precisam sair também, pois o bairro é muito perigoso.

Na volta do passeio passamos no FREDDO para tomar um sorvete. Pene é minha mais nova amiga, é uma carioca da gema, como todos os “s” que tem direito e palavrões que os carioca adoram falar.

DIA 13/01/2011 - saudade de casa

Ontem à noite liguei para casa e consegui falar com minha mãe e minha filha que estava com uma voz bastante tristinha, disse que estava com dor de barriga e perguntou se eu não ia voltar para casa!

Hoje tivemos aula em outra sala, assistimos um vídeo, foram dois episódios de um seriado Argentino chamado “Los Simuladores”. Eu já conhecia, já tinha visto no Brasil, é muito legal! Muito engraçado! Tivemos que assistir e depois fazer um resumo da história.

Faltaram muitos alunos da minha sala hoje, mais da metade.

Placa da rua Caminito com desenho filateado
Depois da aula saí correndo, pois tinha que estar às 13:30 horas em um curso de pintura, é um curso de filateado, é o nome de uma pintura típica de Buenos Aires, uns desenhos lindos, cheios de detalhes e rococós, além do curso também tem um tour onde levam os alunos aos lugares/bairros onde se encontra muitas destas placas coloridas feitas com a técnica do filateado.

Infelizmente eu não encontrei o endereço do curso, tinha visto o anúncio em um jornal, mas infelizmente passei pelo lugar indicado e não vi nada.

Voltei para o apartamento para almoçar, fiz uma gororoba qualquer com o arroz que tinha sobrado de ontem, comprei uma seleta de legumes e fritei um ovo! Ficou ótimo!

Saí para caminhar, fui a uns lugares que ainda não conhecia, fui até uma praça linda, que não lembro o nome agora, de lá peguei o metrô até San Telmo, queria voltar naquelas lojas de roupas que conheci outro dia e comprar umas coisas. Acabei não encontrando a loja. Andei muito e acabei não comprando nada! Por falar em comprar tenho que comprar alguma coisa para minha mãe, só que não faço idéia do que comprar!

Amanhã quero voltar a La Boca, só tenho mais dois dias aqui e quero aproveitar.

Voltei de San Telmo com tanta fome que acabei comendo no Burguer King da esquina da rua da escola, de lá já fui direto para a escola participar de um clube de conversa. Na programação do mural da escola dizia que o tema era “Tango e Lunfardo”, o Lunfardo é uma maneira de falar do pessoal aqui de Bs As, é bem difícil de entender, cheio de gírias.

No fim o tema foi outro, “As mães e avós da Praça de Maio”. Achei bem chato o clube de conversa, porque já conhecia esse tema, já tínhamos discutido sobre isso semana passada na sala de aula. Como a maioria dos alunos era iniciante o professor ficou falando praticamente sozinho e ninguém discutiu nada com ele, fora que ele nem deu oportunidade para os alunos falarem. Devia ter ido ao clube de conversa da semana passada onde o tema foi “Che Guevara”,  acho que teria sido mais produtivo.

14/01/2011 – sexta-feira e uma droga de festa

Acabo de chegar de uma festa super chata! Um porre de festa! Antes de chegar na festa vou contar como foi meu dia:

Meu último dia de aula nem foi muito legal, só tivemos gramática, foi só para tirar nossas dúvidas.
Fiquei meios trsite de pensar que não verei mais o professor e meus colegas.

Tiramos várias fotos e como acontece toda sexta-feira teve festa de encerramento com pizza. Os alunos que estavam terminando o módulo aquela semana receberam um certificado e alguns até fizeram um breve discurso de agradecimento.

Desta vez eu nem comi a pizza, saí para almoçar com as meninas. Fomos a um restaurante super bacana comer o famoso bife de chorizo. O bife é enorme, nem consegui comer inteiro. Depois do almoço fomos às compras, passamos por umas lojas de roupa lá no bairro da Recoleta mesmo.  Depois das compras as meninas foram para o Hostel delas e eu fui para o meu apto.

Hoje à noite o pessoal da escola estava combinando de sair para o “boliche”, é como chamam as baladas aqui. A Giu, minha colega de classe nos  convidou para uma festa na casa dela e disse que de lá o pessoal ia para algum boliche.

Achei que seria legal ir à esta festa, minha vontade mesmo era de ir a um show de tango, mas ninguém queria ir comigo, o pessoal preferia o “boliche” mesmo.

Voltei para casa na intenção de sair logo em seguida, mas acabei ficando mais do que gostaria, a Marloes e a Pamela estavam lá e ficamos conversando e nos despedindo.

Acabou ficando tarde pra sair, tinha a intenção de comprar alguns presentinhos para levar para o Brasil. De qualquer forma tive que sair para reservar um taxi para minha volta no domingo, passei no Havana comprei  uns alfajores,  quando voltei ao apartamento já tinha todo mundo saído.
Fiquei desanimada para sair, não queria chegar sozinha na festa.  Quando já tinha desistido de sair, já estava até de pijamas a Marloes chegou da rua e perguntou se eu não ia à festa, ela disse que estava indo pra lá com uns amigos e isso me deu uma animada.

Achei que íamos juntas, mas ela disse que era para nos encontrarmos lá porque ainda tinha que passar na casa de uns amigos.
Que droga! Fazer o quê!? Lá fui caminhando e caminhando para a tal festa, 15 quadras do meu apto. Fui pela Avenida Santa Fé, que estava bastante movimentada. Tive a sorte de encontrar com um colega brasileiro que me explicou como chegar ao apartamento, ele estava hospedado em casa de família, na mesma rua do apto. da Giu.

Foi meio difícil achar o prédio, mas quando avistei uma sacada cheia de gente com copos e cigarro na mão, saquei que a festa era alí. Um prédio bastante antigo, bonito! Subi as escadas junto com um pessoal que também estava chegando naquele momento.

Grande parte da galera estava amontoada na sacada fumando e todo mundo estava conversando em inglês. Tinha dois funcionários da escola lá que estavam meio perdidos, nem tanto quanto eu. Puxava papo com uma pessoa, depois com outra, nada consistente e a música estava uma droga!

A Marloes chegou e me apresentou seus amigos holandeses, simpáticos, mas faltou comunicação, nada de inglês ou espanhol, sem chance!

Assim que escutei a campainha tocar aproveitei que alguém foi abrir a porta e vazei da festa!

Puta festa chata! Não tinha nenhum dos meus amigos.  Reparei que tinha uns brasileiros, mas eram uns babacas, só estavam lá para conhecer garotas russas, suecas, holandesas e loiras afins...

Saí de lá revoltada, me arrumei toda pra nada! Estava a beira de um ataque histérico!  O jeito era voltar para casa e dormir!

Cheguei em casa e Juan estava sentado sozinho assistindo TV. Ficamos conversando um pouco, falei para ele que tinha acabado de fugir de uma festa chatíssima! Como ele não se manifestou para querer sair, dei boa noite e fui para o meu quarto dormir!

16/01/2011 – domingo, a volta para casa.

São quase 3:00 horas da manhã e estou no aeroporto junto a meia dúzia de pessoas esperando os guichês abrirem para fazermos o check in. Muito cedo, mas fazer o que!?

Minha cabeça está doendo muito porque não dormi quase nada, na verdade meu corpo todo dói, não sei qual parte doi mais; meu pé dói, pois estou com os calcanhares rachados de tanto caminhar, estou com a perna roxa, pois me esfolei toda durante os passeios de bicicleta; meu joelho esquerdo está doendo pacas e nem me lembro onde foi que bati; minhas costas estão doendo do passeio de ontem e meus braços também estão doloridos de tanto remar!

O dia de ontem foi ótimo! Uma delícia! Fechei com chave de ouro meu dias aqui em Buenos Aires. Depois do fiasco da festa de sexta à noite alguma coisa boa tinha que acontecer!

Saí de casa às 09:00. Me encontrei com o pessoal em frente a escola para nosso passeio à cidade de Tigre.

Fomos de trem e em menos de uma hora já estávamos lá. Tigre é uma cidade linda! Maravilhosa! Gostei mais de lá do que de Colonia, no Uruguai.

O rio Tigre corta a cidade e por conta do rio a cidade recebe muitos visitantes que fazem passeios de barco, caiaque, jet sky ou simplesmente vão curtir o sol e nadar.

Estávamos em um grupo grande e por isso nos dividimos em dois grupos menores para irmos até uma pequena ilha. Há várias ilhas em Tigre e os barcos funcionam como ônibus, as pessoas ficam no píer e dão sinal quando o barco passa (há diversos piers espalhados pelo rio).

Metade da nossa turma foi até a ilha de barco-ônibus e a outra metade foi de caiaque. Eu fui de caiaque junto com uma colega brasileira. Saímos em duplas com vários caiaques. Para nosso azar ficamos para trás e não conseguimos conduzir o barco, fomos parar longe, ficamos andando em círculos, nos perdemos legal do grupo e não conseguíamos voltar para o caminho que o pessoal foi. Minha companheira de remo ficou desesperada gritando pedindo ajuda, em português, o que era pior; eu já estava perdendo a paciência, quase jogando a menina na água, em vez de ajudar ela ficava reclamando do caiaque e de que não vinha ninguém nos ajudar!

Depois de muito tempo dois caiaques voltaram para nos ajudar a sair do “buraco”, eles eram os guias/instrutores e foram nos puxando de volta para o caminho... Humilhante!!
Depois que me explicaram e eu aprendi a conduzir o caiaque consegui remar sozinha e disse que não precisavam mais nos puxar.

Depois de mais de 1:00 hora remando conseguimos chegar na ilha. Achava que não ia chegar nunca!!! Estava morrendo de calor, nem esperei chegar na ilha e já pulei na água!
A água estava uma delícia! Muito melhor que praia, muito melhor que mar! Nem dava vontade de sair da água! Almoçamos lá na ilha mesmo. Tinha um quiosque onde estavam fazendo churrasco e vendendo lanches.

A ilha é bem pequena, não tinha quase nada, só esse quiosque, uma rede de vôlei e um píer. Teve gente que ficou deitava na areia tomando sol, outros ficaram jogando bola e outros nadando. Muito bom!!Fiquei praticamente o tempo todo dentro d`água.

Na volta os grupos trocaram e quem foi de barco voltou de caiaque, alguns mais entusiasmados foram e voltaram de caique. Depois do contratempo que passei na ida achei melhor voltar de barco!
Antes de partirmos de volta a Bs As passamos no Puerto de Frutas, um lugar muito legal, é um espaço bem grande onde há várias barraquinhas de artesanato, frutas e sucos naturais, cada um mais gostoso que o outro! Saímos de lá por volta das 07:00 horas da noite.

A volta foi um inferno, uma tortura, nunca tinha andando em um trem tão ruim, Ficamos meia hora dentro do trem esperando ele sair, estava lotado e abafado com o calor, cheio de mosquitos e pernilongos. Quando resolveu sair do lugar parecia uma tartaruga e quando parava nas estações levava um tempão para sair novamente. Parece que isso acontece com frequência, já tinha escutado falar, outro dia ouvi uma colega falando que os passageiros saíram do trem para brigar, fizeram uma manifestação!

Levamos 03 horas para chegar em Bs As! Cheguei ao apartamento já era quase 23:00 horas. Peguei o número do meu vôo e saí para ir ao locutório.

Quando estava quase chegando na esquina da minha rua com a avenida principal dois moleques se aproximaram e foram me cercando, tinham a mão enrolada na camiseta em frente ao corpo. Me pediram dinheiro. Eu não me apavorei, não parecia que estavam armados, mas também não ia me arriscar. Um deles pegou na minha bolsa e ficou puxando. Eu disse que não tinha dinheiro nenhum. Conversei com os caras na maior calma, falei que estava indo ao locutório telefonar e só tinha moedas, entreguei as moedas para eles e disse que aquele era meu último dia em Bs As, que estava voltando para o Brasil e que na minha bolsa estava só meu documento e que precisaa dele para voltar ao Brasil, eles não podiam levar meu documento sendo eu estrangeira, não podiam fazer essa maldade comigo!

Quando falei que era brasileira eles largaram minha bolsa, não insistiram mais em pegar, ficaram só com minhas moedas e ainda saíram rindo.

Graças a Deus ficou tudo bem, ninguém se feriu e nem levaram meu dinheiro, eu estava com meu  RG e mais 60 pesos na minha bolsinha!

Consegui ligar para confirmar o horário do meu vôo, o taxi ficou de passar às 02:30 da manhã para me pegar! Aff!

Voltei para o apartamento e fui arrumar minha mala. Terminei de arrumar tudo já era 01:00 hora da manhã. Coloquei o relógio para despertar às 2:10 horas. Antes das 2:30 horas a campainha já estava tocando, era o taxi que havia chegado!

Deu tudo certo, agora estou aqui dentro do avião, cansada e sem dormir e louca para chegar logo em casa!

Em breve estarei em São Paulo.
Foi uma experiência única e incrível!

Para finalizar algumas curiosidade sobre a Argentina e os Argentinos:

Quase não se vê gente gorda na Argentina, as mulheres são muito bonitas e magras e os homens também. Lindos!

As Avenidas são muito largas, é incrível! As ruas são todas de mão única. Todas! Olha só que coisa curiosa! Para atravessar não é necessário olhar para os dois lados, só vem carro de um lado mesmo!!!!

Como só há edifícios na cidade, os cachorros não podem ficar o tempo todo preso nos apartamentos, precisam passear, e são muitos cães passeando e deixando seu rastro de cocô pela cidade. Tem tanto cocô de cachorro na rua quanto babás para passear com os caninos, e essa gente leva três, quatro, cindo, até dez cães de uma única vez, nunca tinha visto isso!