SERRAS GAÚCHAS

Saímos de São Paulo por volta das 15 horas debaixo de uma chuva torrencial. Chegamos ao aeroporto de Porto Alegre-RS às 17:00 horas e com muito sol. Compramos passagem para Gramado, o ônibus sai do aeroporto mesmo, não muito pontual, saímos de lá já passava das 18:00 horas.

Chegamos em Gramado às 20 horas e ainda não estava totalmente escuro. Com o horário de verão o dia só escurece perto das 21 horas, ótimo para aproveitar bastante o dia! Pegamos um taxi lá da rodoviária até o Hostel Gramado e chegamos rapidinho. Antes de nos acomodar de verdade no quarto fomos comer alguma coisa na lanchonete mais próxima. Muito boa comida! Sanduiche tamanho família, só comemos a metade e pedimos para levar o restante para viagem!

O Hostel Gramado é muito bom, ambiente agradável, espaço tranquilo, familiar. O quarto que ficamos é bem espaçoso mesmo com 4 beliches, ele é limpo e bem organizado, só não é muito claro e ventilado. Tivemos a sorte e ficarmos sozinhas nos primeiros 3 dias! O banheiro feminino coletivo também não é dos piores, tem espaço suficiente para tomar banho e outras necessidades básicas!

Passagem POA- Gramado – R$ 31,15/pp

Taxi Gramado/Hostel – R$12,00

Jantar – R$ 30,70 / 2 pessoas

2º DIA

Como não tínhamos nenhuma programação, não tivemos pressa de acordar ou tomar café, resolvemos simplesmente andar por aí para conhecer a cidade de Gramado. O rapaz do Hostel nos indicou um ônibus que passava lá perto, esperamos bastante tempo no ponto e nada, então saímos explorando, antes perguntamos a distância até o centro da cidade. Nenhuma crise, caminho fácil, rápido, menos de 4 km até o centro e fomos conhecendo os lugares pelo caminho.

Paramos primeiro no Museu do perfume. Lugar muito bacana e cheiroso. Vários atrativos para comprar desde perfumes, a cremes, maquiagem, etc... Preço justo, acabei comprando um creme para mãos fantástico!

Chegamos ao centro de Gramado e a primeira coisa que conhecemos foi o banheiro público, bem na praça central. Olha! Que banheiro limpo! Coloca no chinelo qualquer banheiro de shopping de São Paulo. Passamos pelo centro de informações turísticas. Perguntei tudo que tinha que perguntar, peguei mapas, panfletos e cartões e seguimos para algumas agências de turismo para marcar alguns passeios. Optei pela agência Jardineira das Hortências, indicação do próprio Hostel. Pela pesquisa que fiz é a que tem o preço mais baixo.

Logo já saímos para um passeio de Jardineira para conhecer a cidade. Duas horas depois estávamos de volta. Ao lado da agência tem uma Creperia muito boa. Deixei a Alice comento um crepe tamanho família por lá mesmo enquanto fechava os outros passeios para os outros dias. Vizinho a agência também há um restaurante por quilo. Não recomendo, pois a comida não é boa e o preço é bem alto! Não voltamos mais lá.

O clima neste dia estava ótimo, meio nublado, mas não fazia muito frio, o sol saiu algumas vezes durante a manhã e à tarde caiu uma chuva torrencial. Ficamos um tempo no restaurante esperando a chuva passar para voltar ao Hostel. Passamos no supermercado, fizemos algumas comprinhas para preparar nossa própria comida no Hostel e economizar em alimentação nos restaurante. Do jeito que é tudo muito caro lá, ou a gente comia ou ia passear!

A chuva deu uma trégua, mas não passou, fomos obrigadas a comprar um guarda-chuva e seguir nosso passeio a pé. Passando o hostel em direção a cidade de Canela tem bastante coisa para ver, várias lojas temáticas e fábricas de chocolate. Passamos por alguns restaurantes que servem o tal famoso Café Colonial e também pelos museus do carro, medieval, Harley Davidson e museu de cera; fomos neste último.

Estava bastante curiosa para conhecer um museu de cera. Não acho que valeu o preço que paguei. As personalidades nem eram assim tão parecidas com o real, poderia ter mais personagens e, além disso, tem a tal das fotografias que tiram dos visitantes e vendem por R$ 15,00 cada uma.

À noite preparamos um miojo básico para jantarmos, assistimos um pouco de TV, tomamos um bom banho quente e fomos dormir, porque eu estava quebrada de passar o dia caminhando.

Gastos: City Tour Gramado: R$16,00/pp

Almoço: R$ 25,00 / 2 pessoas

Crepe: R$ 6,00

Guarda-chuva: R$18,00

Museu de cera: R$ 30,00/pp

Compras no mercado: R$ 23,00

3º DIA

Acordamos cedo e logo fomos tomar café, a van da agência Jardineira passaria às 08:20 horas para nos pegar no Hostel. Muito pontuais saímos em buscar no nosso Tour por Canela. Primeiro fomos conhecer uma fabrica de chocolate, detalhe: não compramos nada. O legal é que eles entregam o chocolate no hotel/pousada para não ficar rodando com ele na bolsa e derreter tudo. Nossa segunda parada foi no Mundo a Vapor. Muito interessante. Gostei bastante de lá. Infelizmente o tempo foi curto para ver e fazer tudo que queríamos, o mesmo falo do Parque Caracol. Lugar lindo, muito verde e paisagens exuberantes, como a Cascata Caracol, cartão postal das Serras Gaúchas. Infelizmente o tempo lá foi muito curto para explorarmos todo o espaço. Nossa próxima parada, já perto do horário do almoço, foi no Castelinho Caracol. Uma mistura de casa, museu e restaurante onde servem o famoso e premiado strudel de maça, ou torta de maça. O preço não é muito barato, mas é tão delicioso que valeu cada centavo, dividi um apfelstrudel com sorvete com a Alice e foi o nosso almoço deste dia.

Ao lado do Castelinho Caracol abriram um parque temático chamado Mundo Gelado, inaugurado em novembro/2012 não é conhecido de muita gente, mas parece que tem atraído atenções. A Alice ficou doidinha para conhecer o lugar. Prometi que voltaríamos depois, afinal ainda tínhamos que seguir o roteiro da Jardineira.

Nossa última parado foi no centro de Canela, Catedral de Pedra. Lugar lindo! A catedral de pedra é outro cartão postal da cidade. Monumental! Pedimos para o motorista da Van nos deixar lá mesmo em Canela e ele seguiu com o restante do pessoal.

Nosso próximo passeio foi conhecer a Terra Mágica Florybal. Um parque temático idealizado pela mesma empresa Florybal de chocolates, a mesma fábrica que fomos visitar pela manhã. Eles, assim como outros parques e até mesmo restaurantes tem um serviço de motorista gratuito que te busca e trás de volta. Ligamos para o parque e logo a Van apareceu para nos buscar.

O Parque é bem grande, todo decorado com bonecos mecanizados, cada ambiente tem um tema diferente, par as crianças é realmente um Mundo Encantado, para os adultos pode ser bem chato. O que eu mais gostei lá foi do cine 7D e acho que foi a atração que a Alice mais gostou também, não sei se ela se encantou com aqueles bonecos todos não!

O lugar que ela gostou mesmo foi o Mundo Gelado onde fomos quando saímos da “terra da fantasia”. Lá dentro a temperatura é de -10°C, tivemos que vestir casacos térmicos e luvas para suportar ficar lá dentro. Na real não parece assim tão frio, pois o lugar é todo fechado, não venta e tem todas as outras pessoas circulando o que torna o ambiente até menos frio. Passamos por alguns ambientes com esculturas de gelo onde podíamos tirar foto, tocar, sentar. Muito interessante mesmo, bem diferente!

Na volta o motorista do Parque nos deixou no centro de Gramado. Passei novamente no mercado para comprar mais algumas coisinhas e na volta fomos para outro parque:  Aldeia Papai Noel. O lugar é muito bonito, bem preservado, grande a decoração é de natal. Lá é natal o ano todo e o papai Noel está sempre em casa, sentando na poltrona esperando para tirar fotos com as crianças. Há vários ambientes para as crianças brincarem, a Alice adorou a neve artificial, tomou um banhão de espuma! O lugar é bem bacana para levar a criançada, mas não perca tempo gastando dinheiro com o trenzinho ou ainda pior o Railtrain ou monotrilho ele vai a 5 km/h em um trajeto de poucos metros, sendo que só a ida é R$10,00 se quiser voltar (pra que?) tem que pagar mais R$10,00!!!

Eu já estava esgotada de tanto andar e ainda levando a mochila nas costas que já parecia pesar uns 50 quilos. Neste dia saímos de blusas e casacos e fomos tirando, passei muito calor, A mochila ficou cheia de roupa para carregar!

Mais uma vez preparamos uma refeição qualquer lá no Hostel e fomos deitar cedo, mas um dia cansativo, estava que não aguentava de dor nas costas!

Sábado à noite o hostel estava cheio, banheiro congestionado, meninas se arrumando por todo lado e eu só queria mesmo era cama!

Tour Canela: R$32/pp

Mundo a Vapor –entrada: R$6,00/pp (criança até 12 anos não paga)

Apftelstrudel no Castelinho Caracol: R$17,00 (c/ 1 bola de sorvete)

Parque Caracol – entrada: R$18,00 (criança não paga)

Terra Mágica – entrada : R$ 30,00/pp

Cine 7D – entrada: R$15,00/pp

Mundo Gelado: R$ 18,00/pp adulto R$15,00 criança

Aldeia Papai Noel: R$ 18/ pp

Monotrilho: R$ 10,00/pp

4º Dia

Nada como uma boa noite de sono para descansar e estar pronta para outra maratona turística.

Domingão de sol, dia de aventuras! Saímos cedinho rumo a cidade de Cambará do Sul, visitar o Cânion Itaimbezinho no Parque Aparados da Serra.  Esse foi o passeio mais espero desta viagem e não decepcionou. A Trilha que fizemos até chegar próximo aos Cânions é bem tranquila, nenhum obstáculo difícil pelo caminho, estrada de terra e bastante lama. A visão dos Cânions é linda, nem adianta tentar descrever aqui, só vendo com os próprios olhos mesmo.

O clima estava ótimo, sentimos muito calor com a caminhada e até a chuva foi bastante agradável para refrescar. Como lá perto não há restaurantes ou lugares para comprar lanche tivemos que levar nosso próprio lanche e fazer um pin nic lá pelo parque mesmo. Uma delícia. Passamos o dia por lá, afinal a viagem é longa, 2:30 horas de viagem. Chegamos em Gramado no final da tarde e apesar do cansaço passei pelo centro para compras algumas guloseimas na lojinha ao lado da rodoviária. Um achado! Tudo de ótima qualidade e ótimo preço. Lá tem um galpão ondem assam os pães na hora e vendem Cucas, pães e bolos quentinhos saídos do forno à lenha. De lá da rodoviária mesmo pegamos um ônibus de volta ao Hostel preparamos nosso jantarzinho na super cozinha e depois foi só banho e cama!

Tour Cânion Itaimbezinho: R$ 95,00/pp

Entrada no Pq. Aparados da Serra: R$6,00 adulto (criança até 12 anos não paga)

Lanche: R$ 12,85

Pão de Linguiça: R$ 1,50/unid

Garrafa de suco de uva: R$7,50 (1,5 lt)

Pote de mel: R$6,00 (500 gr)

5º DIA

Dia da diversão! Levantamos cedinho novamente para nosso passeio com a Jardineira, dessa vez fomos para o Alpen Park em Canela. Um Parque de diversões muito legal!

Não paga nada para entrar mas também vc acaba pagando por cada atração individualmente o que acaba saindo bastante caro. Sempre rola umas promoções, uns pacotes de 4 brinquedos por um preço promocional, esse tipo de coisa. Optei por comprar os ingressos somente dos brinquedos que mais queríamos. Fomos juntas no trenó (o mais legal), juntas no cine 4D, depois eu fui sozinha na montanha russa Apen Blizzard e a Alicinha foi sozinha no estilingue/cama elástica. Até queríamos ir a outras atrações ou mesmo repetir o trenó, mas não tinha mais dinheiro e não tínhamos mais tempo, pois logo a Van da Jardineira já iria nos levar embora. As três horas que ficamos lá passou voando. Ainda tentamos ir pela segunda vez ao trenó, mas a fila já estava enorme, ficamos uns 40 minutos e esperando e como não chegou nossa vez e já estavam nos esperando na Van tivemos que sair da fila e vender nossos ingressos. Pena...

Outras atrações muito boas lá são a Tirolesa, o Rapel, Arborismo e escalada de parede, fazem parte das atrações de aventura, o pacote para quem compra as 4 atrações estava saindo por R$45,00, super valia a pena. Mas não foi desta vez!!!

Voltamos então para Gramado, passei na agência de turismo para acertar minhas contas.  : (

Almoçamos lá no centro da cidade mesmo, encontrei um bom restaurante por quilo, com um preço justo, acho que merecíamos comer fora pelo menos no nosso último dia na cidade. Ainda ficamos rodando pela cidade, comprando chocolates e souvenirs antes de voltar para o Hostel.

Tiramos a tarde para descansar e arrumar as malas para sair cedo no dia seguinte, precisávamos de um pouco de repouso. O dia estava bem quente, minha vontade era de curtir mais, só que já não tinha mais dinheiro e assim em cima da hora não consegui nenhum passeio, a minha ideia era fazer um rafting, valia a pena me endividar por um bom rafting naquele calor, mas não rolou!

Aproveitamos nossa última noite em Gramado para jantar fora e fomos comer pizza! Ê falta de imaginação de paulista!!!

Transporte até Alpen Park: R$25,00/pp

Total de ingressos com brinquedos no Alpen Park: R$86,00

Almoço: R$ 25,20

6º DIA

Nosso último dia em Gramado, nosso último café da manhã no Hostel, aproveitei par saborear pela última vez a Cuca maravilhosa de uva que era servida todas as manhãs.

O taxi passou logo cedo e já seguimos para a rodoviária para pegar o ônibus com destino a Porto Alegre. Esse ônibus que vai para o aeroporto passa antes na rodoviária de POA, então é melhor ficar espero quanto ao horário, chegamos ao aeroporto em cima da hora para o check in e o embarque, fomos uma das últimas a entrar na aeronave.

Voo tranquilo em pouco mais de 1 hora estávamos chegando em Guarulhos-SP e depois Congonhas, para minha tristeza fazia um sol de rachar em São Paulo e já sentia saudade do clima das Serras Gaúchas!