quarta-feira, 31 de julho de 2013

MONTE VERDE

Mais uma trilha pelo Rumo a trilha!

Gostei muitíssimo deste passeio em particular!
Foi uma experiência nova para mim fazer trilha noturna e com tanto frio! Curti!

Saímos de São Paulo por volta da 1 da manhã de domingo. Desta vez já estava mais familiarizada com o pessoal, já tinha feito algumas amizades e também convidei alguns amigos que estava indo pela primeira vez neste tipo de passeio.



Infelizmente não consegui dormir quase nada durante a viagem! Infelizmente não tinha sobrado muitos lugares vagos no ônibus e tive que sentar ao lado do banheiro. O entra e sai de gente e o barulho da porta me incomodaram bastante e tive dificuldade de dormir. Senti bastante frio também, meu nariz estava gelado!
Estávamos em grupo bastante grande, 41 pessoas, foi preciso muito cuidado para ninguém se perder na mata durante a escuridão. 

Chegamos em Monte Verde por volta das 04:30 da manhã. Até todos descerem do ônibus e colocarem todo a roupa de frio, afinal a previsão era de 0ºC! Não sei se estava assim tão frio, mas eu estava bem, não estava com frio, me agasalhei bem e até senti calor na primeira hora de caminhada.




Comecei a trilha com 5 blusas, 3 calças, 2 meias, gorro, cachecol, polainas e luvas e terminei a trilha só com um blusa e calça. 
Não havia levado lanterna e senti muita falta de uma, apesar de andar junto com pessoal que estava com lanterna, as vezes a gente se distanciava um pouco e era suficiente para não enxergar mais o caminho e onde eu tinha que pisar! Era preciso muita atenção onde pisar, ir devagar para não cair, bastante subida e lama pelo caminho e tudo completamente escuro. Aos poucos o dia foi clareando e quando chegamos no topo da pedra no Pico do Selado já estava completamente claro e lindo!

geada na vegetação








Uma imagem linda do céu azul e o mar de nuvens! Chegamos com calor, mas era só parar um pouquinho e o corpo já começava a esfriar e gelava tudo de novo! Não é nada agradável ficar suando no frio, e depois aquele suor gela e o frio aumenta!

Sem a escuridão e a lanterna ficou bem mais fácil de caminhar, a vontade era ficar lá em cima admirando a paisagem, mas também não dava para ficar parado muito tempo e não congelar e ainda tínhamos bastante trilha pela frente! Seguimos para o próximo monte, agora era o Pico do Chapéu do Bispo.

Paramos no caminho para fazer um lanchinho, uma parte do pessoal seguiu ainda mais para frente e outra parte ficou lá pela pedra mesma, descansando e curtindo um solzinho de inverno, rolou até um cochilo ao sol!






Fizemos três trilhas diferentes, Pico do Selado, Chapéu do Bispo e Platô, ainda faltava a Pedra Redonda, já era quase 12 horas e tinha uma galera bastante cansada que queria mais era voltar para a cidade e almoçar, assim a turma se separou novamente. a maioria resolveu voltar para a cidade, o caminho de volta acabou sendo outra trilha, caminhamos bastante e parecia que não chegava nunca essa cidade! Andamos bastante, acho que levamos mais de 1 hora para chegar ao centro da cidade.

Rua Principal Monte Verde
Fomos a um restaurante da avenida principal e pedimos uma típica comida mineira! A comida estava muito boa e bem servida, o Tutu de feijão estava delicioso, mas frio, aliás estava quase tudo frio, pior nem foi isso, é que esqueceram o pedido dos meninos. Estávamos na metade do nosso prato e o deles nem havia chegado ainda, tiveram que cobrar duas vezes e parece que esqueceram do pedido mesmo!



Ainda tivemos um tempinho para passar em umas lojinhas de doces e lembrancinhas na cidade e fazer umas comprinhas!

Saímos de Monte Verde às 15:15 horas, eu sentei na poltrona e capotei, estava tão cansada, morrendo de sono! Acho que dormi durante umas duas horas, mas depois não consegui mais descansar. Não parava de entrar e sair gente do banheiro e o cheiro estava insuportável! Cada vez que a porta abria eu queria desmaiar com o cheiro horrível!
Nunca mais me esquecerei de entrar logo no ônibus e sentar logo na frente, nunca mais sento perto do banheiro!

A cidade de Monte Verde eu já conhecia, tinha ido lá quando criança, não lembrava de muita coisa, mas a minha vontade era de conhecer as trilhas de lá. Amei! As trilhas são leves, não muito difícil, dá para ir numa, boa, tem um pouco de subida, mas nada sério e a vista é lindíssima! Recomendo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário