sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

TRANPORTE PÚBLICO

T irando o congestionamento, a lotação, a falta de educação das pessoas, o fedor e a possibilidade de pegar alguma doença até que eu gosto do transporte público.

Acho interessante observar a paisagem urbana e o comportamento das pessoas dentro dos ônibus, trens e metrôs.

O meu transporte preferido é o metrô de São Paulo, principalmente a linha amarela, tem cheiro de nova, de modernidade!

No metrô tem gente mais educada, mais civilizada, mais arrumada e cheirosa, apesar de que ninguém escapa do horário do rush, até os educados e bonitos desaparecem nesta hora, esmagados na multidão!

O metrô é bem sinalizado, limpo, confortável e tem programação cultural, nem todo mundo repara, mas sempre tem uma exposição de arte rolando nas estações ou alguma manifestação artística, nem que seja um mural grafitado!

O trem não fica muito atrás, os mais novos são bem confortáveis e limpos. Particularmente sou apaixonada por trens, sempre achei que tem algo de poético em paisagens com trem e linha férrea até mesmo o trem suburbano de São Paulo tem certa beleza pra mim!

Quanto aos ônibus, só lamento, pior do que ônibus só lotação mesmo! Chame como quiser: perua, van, Kombi, besta, topic, micro-ônibus...

O governo bem que podia promover um cursinho preparatório para a sociedade que anda de transporte público, eu fico inconformada como tem gente mal educada que ainda não aprendeu  a andar de ônibus. Sempre me pergunto:

 Porque ficar na porta de saída atrapalhando se não vai descer?

Porque ficar na frente da catraca atrapalhando a passagem se não vai passar?

É tão difícil pedir licença?

É tão difícil perguntar se a pessoa vai descer no mesmo ponto que você antes de sair empurrando?

É tão difícil falar baixo ao telefone?

Eu sou realmente obrigada a saber sobre toda a sua vida?

Ninguém te ensinou a colocar fone de ouvido?

Eu sou mesmo obrigada a escutar a mesma música que você?

Para que deixar a unha do dedo mindinho tão cumprida?

Para que passar tanto gel no cabelo?

Isso é piolho andando na sua cabeça?

Já ouviu falar em desodorante? E escova de dentes?

Sabia que esses ferros são feitos para se segurar?

Sério mesmo que você vai comer pururuca dentro do ônibus?

Isso me cutucando aqui atrás é o seu celular? ...Não responda!

São tantas indagações dentro de um ônibus cheio, como suportar essa viagem angustiante!? Lembrando que o meu destino final será um lugar melhor!!!!

Peru

Argentina - Buenos Aires

São Paulo - estrada para Paranapiacaba

Chile - Viña del Mar - Villa Alemana



Nenhum comentário:

Postar um comentário